Do ponto-de-vista de fatos especiais registrados na cena político – partidária na direção de 2026 nos últimos tempos, eis que o futuro presidente nacional do PT, Edinho Silva, consolida sua liderança também na Paraíba ao atrair o apoio do campo CNB – Construindo Novo Brasil. No campo da Oposição, a novidade é a ascensão do médico Marcelo Queiroga na presidência do PL desalojando o deputado federal Wellington Roberto.
Ainda no campo oposicionista, registre – se o movimento do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima se insinuando disputar o Senado Federal ao lado do senador Veneziano Vital. Até agora o senador Efraim Filho se mantém como pré-candidato ao governo.
OS EFEITOS NO CAMPO GOVERNISTA
Embora tenha havido reunião dos principais líderes na Granja Santana para alinhar demandas de futuro, ainda está inconcluso o cenário porque os contendores se mantêm com seus propósitos, mesmo tendo o governador como principal liderança.
É que o Republicanos mira 2 vagas na majoritária, já há no PSB quem defenda 2 vagas também, ainda tem os interesses do PP e, como era de se esperar, agora o PT entra em cena para dizer-se e em nome de Lula também precisa de espaço na majoritária.
Aliás, no plenário da tendência majoritária do PT denominada de CNB, ficou explícito a posição desse campo na defesa e aliança com o governador João Azevedo – personagem alvo do interesse do PSB e PT nacional para que seja candidato ao Senado. Há quem defenda aliança com Oposição, mas em volume pequeno.
A Esquerda trabalha para ampliar a quantidade de senadores em 2026 nesse particular mirando João. Ressalte-se que no caso do senador Veneziano Vital, ele votou fechado com o Governo Lula.
Eis o resumo da Ópera.
ÚLTIMA
“O Olho que existe/ é o que vê”


