Vereadora de João Pessoa é alvo de inquérito no MP por transfobia após discurso

Imagem Substituída

A vereadora de João Pessoa Eliza Virgínia (PL) passou a ser alvo de investigação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) por suposta prática de transfobia. O inquérito civil foi instaurado para apurar um pronunciamento da vereadora durante uma sessão da Câmara Municipal ocorrida em 12 de dezembro do ano passado.

Em entrevista à Arapuan fm nesta sexta-feira (16), a parlamentar comentou sobre o inquérito: “Não vejo qual é a transfobia neste caso.  Não consegui entender, pois não vi o processo, mas estou pronta a responder como sempre. Não é a primeira vez. Não sei se foi o Psol, que deu entrada nesse processo, mas já estamos somando uns oitos processos”.

Eliza teria apoiado e parabenizado uma ação da Guarda Civil que retirou uma pessoa trans de um ônibus. O Ministério Público relata que o guarda municipal de João Pessoa utilizou força para remover uma mulher trans não identificada de um ônibus, alegando que ela estaria causando tumulto. O incidente ocorreu no Terminal da Integração da cidade em 4 de dezembro de 2023.

No vídeo citado pelo Ministério Público, o agente público, após resistência da mulher abordada, a derruba no chão e desfere socos, com incentivo de populares que gritam e zombam dela.

Virgínia teria parabenizado a atuação do guarda municipal e dos populares que supostamente apoiaram a abordagem violenta. Ela teria afirmado que “alguns trans” (no masculino) se aproveitam da “condição de se vestirem de mulher para se vitimizar”.

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo