Governo prepara decreto para recrutar militares sem GLO

Imagem Substituída

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Flávio Dino, pretende regulamentar o uso das Forças Armadas em situações que não haja necessidade de recorrer à Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O decreto regulamentaria a Lei Complementar 97, de 1999, que prevê “ações subsidiárias” das Forças Armadas na ordem interna do País e a edição de portarias para cada operação em que os militares forem convocados.

Um exemplo de ação tópica seria a captura, pela Marinha, de mergulhadores do crime organizado que abastecem navios no Porto de Santos (SP) com cocaína.
Segundo o Valor Econômico, comandantes e o ministro da Defesa, José Múcio, temem a exposição dos militares em ações do gênero sem a proteção jurídica da GLO. Também não aceitam que o comando da operação seja dividido entre o Ministério da Defesa e o da Justiça.

Há o temor de uma polícia militar, com atuação interestadual, mas sem comando dos governadores, apontou a reportagem. O decreto ainda não chegou à mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Foto do ministro sentado durante programa Voz do Brasil

Foto do ministro sentado durante programa Voz do Brasil

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo