O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), disse que irá a Brasília, na próxima sexta-feira (26), junto a comitiva da Frente Nacional de Prefeitos, para conversar com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, com vistas a resolver o imbróglio sobre o repasse de para pagamento do piso nacional dos profissionais da enfermagem pelo governo.
“Irei a Brasília na madrugada desta sexta-feira. Serei recebido, junto com a FNP, pela ministra da Saúde [Nísia Trindade] para levarmos nossa visão do que está ocorrendo em relação ao piso salarial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem”, destacou o prefeito da capital.
Segundo Cícero, os gestores municipais constataram a insuficiência do montante para efetuar o reajuste da categoria da saúde. “O repasse desses recursos não foi suficiente para as prefeituras. Nós dizíamos há pouco tempo atrás que o ato de criar o piso é justo para esses profissionais. Agora, deviam ter a responsabilidade, como fizeram, por exemplo, com o Fundeb, quando criaram o piso dos professores, mas disseram qual era a fonte de financiamento. Neste caso da enfermagem, temos que discutir, temos que verificar, por exemplo, o repasse para iniciativa privada, que tem lucro. Isso não é justo, pois fica faltando para prefeituras e entidades filantrópicas”, ressaltou.
Ele disse ainda que será discutida em Brasília a questão da continuidade de envio de recursos, tendo em vista que o aporte via emenda soe valido para o ano vigente. “Nós vamos mostrar o tamanho do problema. Somos favoráveis ao piso, desde que ele tenha condições de sobreviver não apenas por esse ano, pois à medida que aí está só resolve a situação neste ano.”
Frente Nacional dos Prefeitos
O prefeito Cícero Lucena também revelou que um novo encontro da Frente Nacional dos Prefeitos será realizado no próximo mês em João Pessoa. Segundo ele, na ocasião serão discutidas pautas municipalistas como transporte público, o piso da enfermagem, energias renováveis, a reforma tributária.
De acordo com o gestor, mais de 100 prefeitos já se inscreveram para o evento, sendo 18 deles, chefe do executivo municipal de capitais do país.
Além dos prefeitos, Cícero revelou que quatro ministros estarão participando do evento para tratar da “a importância da municipalidade na vida das pessoas.”
“No próximo dia 1º e dia 2, nós iremos discutir aqui assuntos como a preocupação com o transporte público, o piso da enfermagem, energias renováveis, a reforma tributária. Já temos mais de 100 inscrições e cerca de 18 prefeitos de capitais e quatro ministros confirmados, que estarão aqui debatendo a municipalidade, a importância da municipalidade na vida das pessoas”, disse o prefeito de João Pessoa.

