O advogado paraibano Rogério Varela foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para representar a advocacia no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2021/2023. O ato foi publicado no diário Oficial da segunda-feira (25).
Varela foi escolhido pelos conselheiros federais da OAB que compõem as bancadas dos 26 estados e do Distrito Federal e, no início do mês, passou pela sabatina no Senado, com 52 votos a favor, três contrários e uma abstenção.
O relator da indicação foi o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). O senador disse que o indicado é um jurista com “30 anos de vida profissional dedicada”.
A posse de Rogério Varela como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público está marcada para o próximo dia 10 de maio. A partir dessa data, a Paraíba passa a ser representada nacionalmente por um advogado militante e que é referência dentro da advocacia paraibana. No CNMP, assume a importante função de orientar e fiscalizar todos os setores do MP.
“Quero, antes de tudo e principalmente, agradecer a todos que me ajudaram nessa jornada. Agradecer a advocacia da Paraíba, que acreditou em mim e depositou, em meu nome, a confiança para representar a advocacia da Paraíba perante o CNMP. Agradecer o presidente Harrison Targino, o sempre presidente Paulo Maia e tantos outros amigos de jornada por esse voto de confiança. Quero também deixar externado que peço a Deus iluminação, paz, tranquilidade e sabedoria para que eu possa auxiliar na missão de controle dos atos administrativos do MP”, disse Varela.

Perfil
Rogério Magnus Varela Gonçalves graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba no ano de 1996, é Mestre em Ciências Jurídicas também pela UFPB (2002) e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, defendendo sua tese em 2010.
É professor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da mesma instituição, além de ser professor colaborador da Fundação Educacional Jayme de Altavila. Também é sócio-fundador do Varela e Negreiros Advogados Associados e fundador da ONG Instituto Eduardo Correia.

