O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), falou nesta quinta-feira (16) sobre a situação do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity – Ortotrauma, conhecido por Trauminha, alvo de constantes ameaças de interdição por parte do Conselho regional de Medicina e também do Ministério Público da Paraíba.
Cícero declarou que a situação do Ortotrauma de Mangabeira é difícil de ser solucionada devido aos trâmites necessários dentro do poder público, que passa por processos de licitações.
“O Trauminha é como se você tivesse consertando o avião voando”, porque ele tem que funcionar, “em função da estrutura que temos na cidade”, desabafou em entrevista a TV Cabo Branco na manhã de hoje (16).
O prefeito também ressaltou que a burocracia em torno dos processos de licitações se tornou ainda mais morosa diante do enfrentamento da pandemia de covid-19 pelo país, que também causou aumento de preços e escassez de produtos, muitos deles fundamentais na área de saúde.
“Estamos corrigindo, mas tem que entender que é o poder público. Não é a iniciativa privada que chega, compra e manda fazer. A gente tava fazendo consignado de determinados insumos, mas tem que fazer a licitação. O processo de pandemia no Brasil fez aumentar o preço dos produtos, a escassez, não quiseram entregar pelo preço que ganharam, mas 2022 está planejado, os processos estão na rua”, afirmou o gestor.