Hugo Motta diz que acredita na aprovação da PEC dos Precatórios: “Estamos confiantes de que vamos aprovar”

Imagem Substituída

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB), responsável pelo relatório da PEC dos Precatórios na Câmara, afirmou em entrevista à CNN, estar confiante da aprovação integral do texto na Casa. O parlamentar paraibano também declarou que as polêmicas mudanças propostas no projeto, que envolvem parcelamento de dívidas a vencer e alterações do teto de gastos, foram feitas com responsabilidade e visando beneficiar as famílias mais necessitadas, por meio da criação do programa social Auxílio Brasil, sucessor do Bolsa Família.

“Estamos confiantes que vamos aprovar nosso relatório em segundo turno [previsto para esta semana] e daremos um grande passo para ajudar as famílias do nosso país”, disse Motta à CNN.

A PEC teve seu texto-base aprovado em primeiro turno na madrugada da quinta-feira (4), por 312 votos a 144, no limite do necessário.

Por se tratar de uma proposta que altera a Constituição, ela precisa do apoio de 308 deputados em dois turnos de votação, e deve agora ser votada uma segunda vez pelos parlamentares.

Motta defendeu também que a decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a execução dos recursos orçamentários das chamadas emendas de relator no Orçamento, não afetarão o resultado da segunda parte da votação.

A oposição acusa o governo de ter usado o recurso das emendas parlamentares para conseguir as aprovações necessárias ao texto na votação da semana passada – poucos dias antes, o governo federal empenhou R$ 900 milhões em emendas de relator, de acordo com levantamento feito pela ONG Contas Abertas.

Deputados de oposição também abriram uma ação no STF contestando a forma como a votação foi feita, valendo-se de recursos que seriam contra o regimento interno.

“[A decisão de Weber] Não impacta de maneira alguma”, disse o deputado. “Além de relator da matéria, eu sou líder do meu partido na Câmara. Em nenhum momento se tratou de qualquer benefício para deputados que votaram a favor ou contra esta matéria tão importante. Essa é uma narrativa da oposição. Eles estão constrangidos de votar contra 17 milhões de famílias que serão beneficiadas pelo novo Auxílio Brasil.”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso