Quinta-feira histórica: saiba causas e efeitos do retorno do ex-governador Ricardo Coutinho ao PT

Imagem Substituída

 

Não há como ignorar: a refiliação do ex-governador Ricardo Coutinho ao PT paraibano atraindo 3 deputados estaduais no ato é, sem dúvidas, fato político relevante com possíveis implicações, inclusive na candidatura de Lula dependendo da formatação do atual processo porque há interesse do ex-presidente de ter o governador João Azevedo no palanque, mas os dois (JA e RC) andam irreconciliáveis.

É preciso, mesmo com torcidas prós e contra, dar tempo ao tempo para entender como será o cotidiano do ex-governador na conjuntura interna e externa do PT em face de seu conhecido estilo autoritário de não conviver com processos democráticos daí sua decisão de, lá atrás, deixar o PT e tomar o PSB da ex-vereadora Nadja Palitot para na fase atual sair do Partido Socialista cheio de broncas.

DIMENSÃO E HISTÓRIA

Não há como negar o saldo da gestão de 8 anos do ex-governador à época até liderando documentos pró Dilma e Lula daí a gratidão materializada hoje.

Mas, queiram ou não queiram os envolvidos na política paraibana, o enredo do final de 2018 em diante com a deflagração do esquema da Operação Calvário estragou de vez a performance de Ricardo.

Não fosse isso, ele não estaria como está voltando ao PT, e sim debatendo a situação nacional fazendo da Paraíba apenas referência de gestão, e então mais envolvido com a pré-campanha de Lula circulando no país podendo até ser vice de Lula, mas a Calvário lhe enquadrou em outro patamar. É fato e com provas lhe fragiliza.

FUTURO

A esta altura do campeonato a cena política e partidária passa a conviver com este fato novo, de repercussão com seus reais efeitos no PT e fora dele a interferir até na pré-campanha favorita de Lula e de João Azevedo que, como já foi dito, o governador não senta à mesa com RC. E isto é um forte drama para a campanha lulista na Paraíba.

Além do mais é aguardar para se conhecer como será a convivência de fato de Ricardo (e seu perfil concentrador) com os petistas históricos, até heroicos ao suportarem perseguição injustificada recentemente em defesa do partido.

Em síntese, a esta altura do campeonato Lula não pode dizer que não sabe da realidade política da Paraíba e assim conviverá com todos os desdobramentos.

ANIMADO

O vice-presidente do PT Nacional, Márcio Macedo, esteve até ontem em João Pessoa conversando com todas as tendências internas do partido.

Saiu animado com o saldo das conversas.

PRIMEIRO A SAIR

O reconhecido petista histórico Joaci Tavares entregou carta de desfiliação do PT paraibano com a chegada de Ricardo ao partido.

A simbologia desta decisão ainda será dimensionada.

ÚLTIMA

“Tô vendo tudo, tô vendo tudo, mas bico calado faz de conta que sou mudo…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo