Walter Santos analisa Ganhos e Perdas no tabuleiro político da Paraíba e projeta cenários para 2022

Imagem Substituída

E agora, no balanço de Ganhos e Perdas no último embate, quais as projeções para 2021 até a sucessão em 2022?

O tabuleiro político da Paraíba está visivelmente delimitado com lideranças e partidos convivendo, uns com o fortalecimento e outros enfrentando derrotas e/ou definhamento político. Neste último caso, como atestaram as urnas, estão a Esquerda e o ex-governador Ricardo Coutinho fortemente abatidos.

Os números apontam que o governador João Azevêdo sai fortalecido da disputa por registrar vitórias do seu partido e aliados em 154 dos 223 municípios do Estado, incluindo a Capital João Pessoa onde teve papel decisivo na eleição de Cicero Lucena. É este contexto que o motiva à reeleição em 2022, embora ainda não tenha se manifestado publicamente nesta direção.

Afora o debacle arrasador das urnas em relação à esquerda e ao ex-governador, há que se registrar as derrotas do MDB, inclusive nas áreas históricas do senador José Maranhão a partir de Araruna até chegar em Guarabira.

CAMPINA E ROMERO

O cenário em torno de Campina Grande fez vingar a força do prefeito Romero Rodrigues alinhada com os Ribeiro elegendo Bruno Cunha Lima no primeiro turno derrotando os Vital, Feliciano, etc., logo fazendo o atual chefe do executivo a precipitar sua candidatura ao Governo anunciando apoio em João Pessoa à candidatura de Nilvan Ferreira sem obter os efeitos desejados.

Mas, pelo jeito Romero e Pedro Cunha Lima vão viver se projetando na perspectiva de disputar o Governo mas até lá tem muita água a correr sob a ponte levando em conta o papel dos Ribeiro.

AGUINALDO, DANIELA

O Partido Progressistas saiu bem na fita de 2020 no saldo de todo processo elegendo prefeitos em disputas importantes como João Pessoa, Cajazeiras, Rio Tinto, etc., cacifando o partido para disputar o Senado, no caso Aguinaldo Ribeiro, ou até mesmo o governo com Daniela – este desejo de vários aliados.

Mas pesa na balança o papel de Cicero Lucena, aliado do governador João Azevêdo, sem o qual ele não teria vencido as eleições, logo a tendência do prefeito diplomado é buscar construir o apoio à reeleição de João – cenário este que projeta Aguinaldo.

LIDERANÇAS EM ASCENSÃO

Outro personagem a influenciar de agora em diante é o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, também fortalecido no Avante podendo ser nome a ser lembrado para deputado federal, senador ou vice. Vai depender de muitos fatores e negociações.0

OS FELICIANOS

Pelos números de 2020, ao que parece não foi um ano muito positivo para a vice-governadora Ligia e o deputado federal Damião Feliciano que se insurgiram da aliança com o governador passando apoiar a candidata de Luciano Cartaxo, adversário de João, e até atrapalharam aliados, como se deu em Guarabira.

Criou fissura e já há efeitos práticos nas relações distanciadas entre eles.

RESUMO

Pelo que as urnas criaram, João Azevedo deve ser lançado em breve à reeleição com um arco de alianças expressivo diante de projeções de candidatura adversária de Romero ou Pedro Cunha Lima aliada de Luciano Cartaxo.

Por essas e outras vem por aí nova arrumação no trem de 2022.

ÚLTIMA

“O olho que existe/é o que vê…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo