Faltando uma semana apenas para a votação em primeiro turno das eleições em João Pessoa, repercute fortemente nos bastidores do processo sucessório da Capital a decisão em exame final pelo TSE do DRAP que consolida definitivamente a candidatura de Anísio Maia e Percival Henrique pelo PT/PC do B.
Este contexto precisa ser compreendido como fato político-jurídico de forte repercussão no processo em curso porque consolida o fracasso total da estratégia do candidato Ricardo Coutinho ao conseguir a intervenção do PT Nacional no Diretório Municipal, pois na prática não teve êxito nenhum e inclusive ampliou sua rejeição interna entre os petistas.
A rigor, nem a questão básica que ele mais buscou construir, ou seja contar com o tempo de Radio e TV, conseguiu consolidar porque o Jurídico do PT Municipal com respaldo das regras eleitorais seguindo à risca os fundamentos legais acabou implodindo a brutal ação do PT Nacional vencendo nas várias instâncias o respaldo dos Tribunais.
PROCESSO INTERNO CONSTRUÍDO
A presidente Gleisi Hoffmann vai amargar de agora em diante muitos percalços com a brutalidade, além da Intervenção, de pedir a expulsão de Anísio Maia, Giucélia Figueiredo, Anselmo Castilho porque todos eles apenas conduziram a decisão majoritária de candidatura própria construída com respaldo partidário como nunca acontecera no PT.
Anísio e Giucélia conduziram o processo desde janeiro de 2020 buscando inicialmente a candidatura de Luiz Couto, que recusou alegando a COVID – fato considerado falso ao se aliar à candidatura de RC, aliás com ele chegando a aprovar a candidatura de Anísio Maia.
Além do mais, o PT municipal sempre informou sobre tudo acontecido durante todo o ano junto ao Diretório Nacional, inclusive na tentativa de construção de Frente de Esquerda buscando diálogos com todos partidos, inclusive PSOL e PSB, que recusaram, terminando em aliança com o PC do B.
Em síntese, o “acordo” do PT Nacional e Lula com Ricardo Coutinho gerando preocupação sobre o futuro partidário em João Pessoa porque a força e a brutalidade política fracassaram.
Pelo visto, é o inicio de um contexto muito preocupante sobre o futuro político do ex-governador Ricardo Coutinho.
TSE DECIDE PROCESSOS
Na próxima terça-feira, em Brasília, o TSE decide sobre dois processos- o do Empreender e PBPREV – podendo resultar em inelegibilidade do ex-governador tirando ele das próximas disputas ao Governo e à PMJP.
É de fato um Calvário.
