A juíza da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Cláudia Evangelina Chianca, chamou atenção dos candidatos à Prefeitura de João Pessoa, nesta quarta-feira (7), quanto ao nível do debate e agressões que tem ocorrido durante o processo, pedindo que haja respeito e sejam evitadas. Segundo a magistrada, os pessoenses merecem uma eleição digna, com nível de discussões mais elevado.
“Alerta-los, adverti-los, para que a gente possa subir o nível dessa campanha e assim sejam evitadas agressões reciprocas, desnecessárias, acusações injuriosas, caluniosas, para que a gente possa ter realmente um processo eleitoral respeitoso, como já falei na reunião anterior. Devemos ter um processo eleitoral digno, de real dignidade entre todas as partes”, disse a juíza.
Ainda segundo Cláudia Evangelina, a Justiça Eleitoral e o Ministério Público estão fiscalizando rigorosamente todo o processo e que esses tipos de comportamentos não serão tolerados pelos seus integrantes, alertando ainda que haverá punições para os candidatos “despreparados” que não tenham conhecimento da legislação em vigor e desçam o nível da campanha.
“É obvio que, ocorrendo essas práticas, elas vão cair aqui no colo da Justiça Eleitoral e dependendo da situação elas deverão ser coibidas. Então as vezes um candidato é despreparado quanto a legislação eleitoral, então daí vem o meu apelo, do Ministério Público e de todos os integrantes, funcionários da 1ª Zona Eleitoral, de que possamos melhorar esse nível de debate da campanha”, concluiu a magistrada.
Escrito por: Edney Oliveira