Em João Pessoa, cidade/abrigo de todos que chegam de quaisquer lugares, se faz importante entender o processo político em que nos últimos 20 anos a Esquerda produziu consistentes ações interferindo para melhor na urbe e na vida das pessoas, de Lula /Dilma em diante ainda abrigando a fase impactante do ex-prefeito Ricardo Coutinho.
Não se trata de análise simplista nem imediata ou parcial porque a Midia e as Redes Sociais bagunçaram tanto o juízo de valor da sociedade, sobretudo as menos esclarecidas, que poucos se lembram que Luciano Cartaxo foi eleito por Lula presente em campanha e seu saldo até hoje passa por Dilma e o PT.
O CASO RICARDO COUTINHO
Há que se fazer justiça ao processo histórico porque, independentemente de fatos posteriores – e aqui me refiro à Operação Calvário – na PMJP, Ricardo Coutinho produziu gestão tão impactante que, adicionado à sua esperteza de atrair Cássio e a Centro-Direita, o fez governador do Estado.
Aliás, como chefe do executivo estadual se portou parecendo prefeito da Capital ao produzir obras a exemplo do Viaduto do Geisel e de Mangabeira.
Tudo isso antes da Calvário, triste calvário.
LUCIANO E O PT
A história prova que o prefeito Luciano Cartaxo só foi eleito e usufruiu dos grandes projetos porque Lula e o PT assumiram sua campanha com apoio determinante de Luciano Agra, então vice – prefeito e ex-aliado de Ricardo Coutinho indicando Nonato Bandeira para Vice de LC.
Durante o Governo Dilma, João Pessoa e todas as cidades (lembremos-nos de Campina Grande e o conjunto habitacional Aloízio Campos) mereceram tratamento VIP, diferenciado, cuja ação era tamanha que até hoje Luciano Cartaxo entrega obras com DNA de Dilma.
Veio o tempo, o Golpe transformado em Impeachment de Dilma levando o prefeito a abandonar o PT, se filiar do PSD de Gilberto Kassab até chegar ao PV, partido de linha progressista com ensaios oportunistas.
Esta é a síntese do que a cidade experimenta nos últimos tempos, sobretudo agora com a ascensão da Ultradireita com métodos violentos e xenófobos, diante de um prefeito que não soube construir uma Base politico – partidária sólida para sua sucessão vivendo do que restou de Lula e Dilma.
ANÍSIO MAIA
É este contexto que leva a candidatura de Anísio Maia a ser a mais legitima de todas na defesa do Governo petista de governar até porque, também, conquistou a totalidade de apoios das tendências internas do partido, não tem nenhum problema ético na sua história e vai defender legado de Lula/Dilma para o futuro com veemência.
E a cidade vai refletir sobre isso?
Voltaremos ao tema.


