O Avante pode recuperar a vaga de primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Isso porque logo após o lançamento do Edital com chamamento de inscrição para a Eleição, que deve ocorrer durante sessão extraordinária na próxima quarta-feira (13), o deputado Felipe Leitão anunciou de forma pública o seu nome para concorrer a vaga deixada em aberto após a morte do seu companheiro de bancada Genival Matias.
De acordo com Felipe Leitão, o seu nome surgiu após conversas com o presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), que tem a sua esposa, Elaine Galdino, como presidente do Avante na Paraíba. Galdino é presidente de forma simbólica do partido, já que o mesmo ainda não pode assumir o comando enquanto não houver brecha jurídica para deixar o Partido Socialista Brasileiro.
Nesse desenho, com o nome de Felipe Leitão ganhando força entre seus pares, a legenda pode comandar a Casa de Epitácio Pessoa tanto na presidência, como na primeira vice-presidência. Ainda de acordo com o deputado, a aceitação de seu nome ocorre com naturalidade entre os parlamentares, já que a vaga, segundo ele, é apenas uma retomada de posição da legenda que já era ocupada por um deputado do partido.
“Na verdade não tem o que comemorar devido a situação em que isso ocorre, mas sim, recebi o convite do presidente Adriano Galdino e incentivos de diversos colegas de Casa da situação, oposição, assim como do bloco que faço parte que é o G11 para colocar o nosso nome à disposição. Assim o fiz. Agora é aguardar o resultado da próxima quarta e reaver uma posição que já era do Avante dentro da Assembleia”, disse ele.
Sobre a eleição
A partir da publicação do Edital feito nessa segunda, os deputados estaduais interessados em concorrer ao pleito já podem fazer sua inscrição, através de uma ficha disponibilizada. Eles devem preencher e encaminhar para o e-mail da Presidência da Assembleia, até às 17h da terça-feira (11). Encerrado o prazo de inscrição, o presidente Adriano Galdino, listará os candidatos e submeterá os nomes à escolha dos parlamentares, em Sessão Extraordinária específica para a eleição na quarta, prevista para acontecer às 9h30.
“A escolha será pelo sistema eletrônico de votação, através do voto secreto. Se houver mais de dois candidatos, será eleito o que obtiver maioria absoluta de votos, ou seja, 19 votos. Caso não ninguém seja eleito no primeiro escrutínio, os dois mais votados vão para uma segunda votação e vencerá o que obtiver maioria simples dos votos. O vendedor será empossado imediatamente”, explicou o secretário Legislativo, Guilherme Castro, ao acrescentar que a Sessão da Eleição será encerrada e o presidente da Assembleia abrirá uma nova Sessão Extraordinária para a apreciação e votação de matérias.
Até o momento o nome de Felipe Leitão foi o único inscrito para concorrer a vaga 1º vice-presidente da Casa.
Escrito por: Edney Oliveira
