Não precisa ser estudioso em Ciência Política para atestar as constantes ameaças e agressões registradas ao Estado Democrático de Direito e à Democracia na essência pelo Governo Bolsonaro, que insiste em viver em crise. No bojo deste cenário grotesco estão ataques à Imprensa e às instituições – todas com fartas provas do que se convenciona Crime de Responsabilidade praticada infelizmente pelo presidente da República.
É esta a cena nacional que fez a Associação Brasileira de Imprensa resgatar seu Papel de vanguarda das lutas democráticas tendo o presidente Paulo Jerônimo Sousa fazer lembrar a figura lendária do líder Barbosa de Lima Sobrinho, o mesmo que em 1992 esteve com o presidente da OAB, Marcello Lavenère liderando o Impeachment de Fernando Collor, agora expondo a ABI fazer o mesmo com Bolsonaro.
MUITO ALÉM DA GANGORRA
A abordagem deste tempo presente sobre a atitude da ABI já merecendo reforço da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas – cumpre simplesmente a natureza de observação da cena nacional muito além do esgotamento ideológico sobre o significado da direita, Centro e esquerda no País.
E não adianta nutrir ódio algum de qualquer natureza porque a ação da ABI se fundamenta em fatos concretos, comprovadamente consolidados como Crimes de Responsabilidade, portanto, nem o confronto ideológico nem o mercado paralelo em curso na Câmara Federal será maior do que a preservação dos valores democráticos agredidos permanentemente pelo Chefe do Executivo.
MOBILIZAÇÃO FRENTE O “QUEM É QUEM”
É notório e sabido que setores do Governo Federal entraram em campo com aval do presidente para “o toma lá dá cá” negociado com partidos e liderança, cujo processo desmascara a política de combate à corrupção e, ao contrário, acentua a verdade desde a Gênesis disfarçada enganando setores da sociedade que ainda resistem em queda livre.
Enfim, esta realidade terminará por expor cada um dos parlamentares na sua essência política perante a Nação e cada Estado, uma vez que diante da gravidade em curso não cabe disfarçar e encobrir tantos graves problemas.
SINTESE
Depois de um certo tempo omisso ou silencioso eis que o símbolo das lutas democráticas retoma seu Papel histórico de lutar pela Democracia e o Estado Democrático de Direito dentro da lei e das regras constitucionais.
Nada fora da política.
