O novo texto do jornalista e analista politico Walter Santos traz uma abordagem sobre o papel dos partidos PODEMOS e CIDADANIA no campo nacional e os efeitos na Paraíba, já que disputam a filiação do governador João Azevêdo enfrentando resistência se setores progressistas .
Eis a íntegra da análise:
PODEMOS e CIDADANIA: a cena nacional e a disponibilidade partidária de Azevêdo com espectro ideológico conservador atrai resistência
A decisão dos partidos PODEMOS e CIDADANIA de pedir no STF a implosão do Juiz de Garantias através de Liminar suspendendo efeitos da decisão do presidente Bolsonaro tem valores comuns que aproximam as duas legendas a uma posição conservadora de Centro – Direita em sintonia com Moro. Só que as duas legendas andam repercutindo na Paraíba ao buscarem entrar no campo da disputa por João Azevêdo enfrentando forte resistência.
A questão do Juiz de Garantias se pode, em tese, intuir beneficio ao senador Flávio Bolsonaro, embora haja controvérsia, é tudo o que o Ministro da Justiça, Sérgio Moro, jamais gostaria de conviver, por isso critica duramente a decisão de Bolsonaro. Na prática, com esta regra lá atrás, Moro não seria o executor da Grande Trama de Lawfare no Caso Lula. Tudo seria diferente .
AFINIDADES IDEOLÓGICAS E TAL
Aliás, é este contexto publicamente contrário e comum na posição em relação a Lula e ao PT, que une Moro e os dois presidentes do PODEMOS e CIDADANIA, leia -se Álvaro Dias e Roberto Freire, dois líderes políticos radicalmente inimigos do petismo.
EFEITOS NA PARAÍBA
No Estado da Paraíba, as duas legendas estão comandadas pelo senador Veneziano Vital,mesmo ele se mantendo no PSB, e o chefe de Gabinete Ronaldo Guerra, respectivamente. São dois partidos que têm entrado na disputa se oferecendo para ter o governador João Azevedo integrado e filiado a um deles.
Só que o DNA ideológico de Álvaro Dias e Roberto Freire faz a base progressista oriunda do PSB ( e outros) alinhada com João Azevedo, a partir de Edivaldo Rosas, Ronaldo Guerra, Chico Lopes, etc a tremer e reagir fortemente contra essa hipótese em face do perfil anti-Lula e à Direita dos dois líderes.
CAMPO PROGRESSISTA
Na base política do que restou com
rompimento entre João Azevedo e Ricardo Coutinho anda fechada com a tese de encaminhar a filiação em massa a partir de 2020 com um partido progressista, longe da onda conservadora.
Esta é a questão central ainda tendo que cuidar juridicamente, sobretudo para quem tem mandato, dos efeitos da decisão do PSB de entrar com ação na justiça eleitoral pedindo os mandatos de quem foi eleito por ele, no caso João Azevedo, Adriano Galdino, Ricardo Barbosa, Hervázio Bezerra, etc.
Trocando em miúdos , os novos passos serão decisivos até quando o carnaval voltar.
UMAS & OUTRAS
…O jornalista e marqueteiro paraibano Carlos Henrique de Vasconcelos Filho ( famoso Peninha) está residindo de vez em Portugal para onde foi deixando o Rio de Janeiro, cidade que já chegou ao cargo de Secretário de Comunicação.
… Há informação não confirmada pelo Blog de que o empresário Ney Suassuna também está com moradia em Portugal.
…Aliás, é grande a quantidade de brasileiros com grana residindo em Portugal. Já reação dos patrícios.
ULTIMA
“ONDE QUER QUE EU VÁ/ EU VEJO A MINHA TORRE”

