Por Walter Santos
Portal WSCOM
A nova fase da Paraíba: governador reage à sua maneira diante de um RC mais ideológico com suas incertezas à frente
Está claro, sem nenhuma contestação, que o governador João Azevêdo anda assodado pelo ex-governador Ricardo Coutinho em meio a uma realidade que aponta a efetividade de gestão aprofundada por parte do atual chefe do Executivo estadual, avançando, sem precisar das ordens do Ex como pretendido.
A esperada performance de Azevêdo faz RC refazer a sua estratégia para se fixar como nome da Centro-Esquerda, daqui em diante, como tática de se fixar como nome de Lula e da Esquerda, sabendo que o governador avança muito mais do que ele (RC) esperava. Só que Azevêdo se diz decidido a ficar no campo de centro-esquerda.
Na construção da nova realidade, não há como ignorar que RC é o nome favorito para a Prefeitura de João Pessoa, embora as incógnitas da Operação Calvário sejam determinantes para o futuro da sucessão e de RC.
Há em curso um processo no qual as pesquisas de uso interno dos partidos apontam João Azevêdo com avaliação acima de 80% com aprovação – patamar este que assusta RC e seu núcleo. Isto incomoda o ex-governador.
Por fim, com a nova rearrumação politico – partidário, João Azevêdo adota ritmo de decisões longe da urgência de RC sabendo todos que as novas fases implicarão em nova composição com inusitado acontecendo: RC consolidará seu ‘alter ego’, atual governador, como seu maior adversário de agora em diante.
Escrito por: Edney Oliveira


