Azevêdo aguarda novo Plano de Desenvolvimento da Sudene na sexta com reivindicações da Paraíba

Imagem Substituída

Por Walter Santos

EXCLUSIVO –  “Espero que as sugestões de ações da Paraíba para o Nordeste tenham sido incluídas no Plano, revelou em Entrevista Exclusiva o governador João Azevêdo, ao analisar a convocação de reunião da Assembléia Geral da Sudene para próximo eia 24, em Recife, com a presença do presidente Jair Bolsonaro para apresentação do novo PRDNE.

João Azevedo revelou ao multimídia Walter Santos que a Paraíba aguarda a inclusão da requalificação da ferrovia que liga as capitais do Nordeste, a ampliação do gasoduto Nordestão e diversas ações para geração de emprego e renda na região.

A REUNIÃO – Dados as Sudene indicam que já está confirmada a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, na 25ª edição do colegiado diante dos governadores que traz uma proposição do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e do Projeto de Lei que o instituirá, a ser encaminhado ao Congresso Nacional para apreciação e deliberação.

A proposição destaca que o plano regional “representa o esforço conjunto da Sudene, dos Estados de sua área de atuação, dos Ministérios e órgãos federais na definição de estratégias para a promoção do desenvolvimento sustentável, integrado e compatibilizado com as expectativas dos diferentes setores da sociedade”.

Para construir o PRDNE, a Sudene contou com contribuições de diversos segmentos, abriu consulta pública para colher sugestões da sociedade e promoveu encontros com representantes dos governos estaduais de sua área de abrangência. O superintendente Mário Gordilho visitou todos os governadores do Nordeste, além de Minas Gerias e Espírito Santo.

Para o gestor, o engajamento de todos foi fundamental para a elaboração do plano.

Sobre o PRDNE

O Plano Regional é um importante instrumento de ação da Autarquia para a realização da missão de promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.

SEIS EIXOS DE AÇÃO – Ele está dividido em eixos estratégicos: Inovação; Desenvolvimento de Capacidades Humanas; Dinamização e Diversificação Produtiva; Segurança Hídrica e Conservação Ambiental; e Desenvolvimento Social; e Desenvolvimento Institucional.

O PRDNE vai apostar na utilização de municípios-polos das regiões geográficas intermediárias e, para isso, já foram realizadas análises da distribuição dos municípios-polos no território, levando em consideração estrutura, porte e rede de influência destas cidades. Outro ponto importante é priorizar a interiorização do desenvolvimento através do fortalecimento dos sistemas inovativos e produtivos locais. Levando em consideração o cenário atual, o PRDNE vai se basear em dois pilares, considerados como novos paradigmas de desenvolvimento: a sustentabilidade e a revolução científica e tecnológica.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo