Paraiba é 6º Estado do país e 2º no Nordeste mais eficiente, diz ranking da Folha

Imagem Substituída

O UOL e o Jornal Folha de São Paulo trouxeram ampla reportagem sobre os Estados mais eficientes do País, que fazem mais com menos, neste domingo (19). A Paraíba aparece em 6º lugar entre todos os 27 estados e é segundo no Nordeste, atrás apenas de Pernambuco.

Os veículos utilizam o REE-F (Ranking de Eficiência dos Estados – Folha), que considera 17 variáveis agrupadas em 6 componentes para calcular a eficiência na gestão dos 26 estados e detalha ainda a situação das finanças de cada um deles.

A Paraíba ficou atrás apenas de Santa Catarina, São Paulo, Paraná Pernambuco e Espírito Santo.

Segundo o ranking, o Estado está acima na média do país em infraestrutura, 0,557, saúde, 0,495, e segurança, 0,679.

O Estado ainda investe mais em educação do que a média nacional, 18,4%, contra 14,1%.

Gráficos: Folha de São Paulo

Em nova postagem do seu blog, o jornalista Walter Santos comenta a importância do reconhecimento da gestão na Paraíba em momento de campanha.

Confira:

‘Ranking da Folha / UOL chega como fator especial em plena campanha

Por Walter Santos

De repente, não mais do que de repente, como dizia o Poeta Vinicius de Morais, eis que emerge no jornal Folha de São Paulo, a exibição de números e dados de avaliação do desempenho dos Estados brasileiros no quesito eficiência parametrado a partir de diversos conceitos estudados pelo Datafolha.

A abordagem conceitual serve para inserir o Estado da Paraíba no ranking da Folha/UOL com a posição de sexto mais eficiente no País e segundo em todo Nordeste perdendo apenas para Pernambuco.

CRITÉRIOS RIGOROSOS

O ranking da Folha obedece a pré-requisitos que, na linguagem popular, sintetiza como fazer mais com menos levando em conta a conjuntura, as receitas, despesas, pessoal e a aplicação de politicas em áreas básicas, como Educação, Saúde, Segurança, Infraestrutura e gestão em si.

EFEITOS PRÁTICOS

Os dados da Folha/UOL chegam em hora que a Oposição ao governador Ricardo Coutinho deve se contorcer de raiva porque era tudo o que não queriam conviver e atestar porque trata de um dado importante, que é a eficiência de gestão.

Ora, se são elementos incontestáveis o saldo do ranking acaba se traduzindo em forte reforço para a campanha do candidato João Azevedo e, por tabela, a Veneziano e Luiz Couto.

SÍNTESE

Em toda campanha há sempre um fato determinante a marcar o processo eleitoral.

Será que o Ranking da Folha vai cumprir este papel? Pode ser.’

Da Redação

Núcleo Estadual de Imunizações

Núcleo Estadual de Imunizações

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso