O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, morreu às 23h55 deste domingo (20) aos 72 anos. Dowell sofrera infarto no miocárdio no dia 13 e, desde então, estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca. Ele deixa mulher e quatro filhos.
Mac Dowell acumulava o cargo com o de secretário municipal de Transportes até janeiro desse ano, quando o prefeito Marcelo Crivella decidiu nomear Rubens Teixeira, afastado pela Justiça da presidência da Comlurb, para a pasta.
Na semana passada, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, chegou a enviar uma nota oficial informando que tem acompanhado a evolução do quadro de saúde de Mac Dowell ao lado da família do vice e pediu que o povo do Rio de Janeiro se unisse em orações por ele.
Mac Dowell cursou Engenharia na Uerj e assim que se formou, em 1969, foi convidado a dar aula na mesma instituição. O engenheiro também dava aulas como professor da PUC-Rio.
O engenheiro trabalhou no GEIPOT, empresa de transportes criada pelo regime militar nos anos 60. No começo da década de 1980, exerceu a função de diretor do metrô carioca, quando a linha 1 começou a funcionar, durante o mandato do governador Chagas Freitas.
Ele também foi conselheiro da deputada Clarissa Garotinho quando ela presidiu a Comissão de Viação e Transportes da Câmara, de março de 2015 a abril de 2016. Em seguida, aceitou o convite para compor a chapa de Marcelo Crivella.
Escrito por: Edney Oliveira


