A pesquisa sobre corrida presidencial do próximo ano, divulgada nesta quarta-feira, 16, pelo instituto DataPoder360, deve colocar mais lenha na fogueira da traição do prefeito de São Paulo, João Doria, sobre o seu padrinho político, o governador Geraldo Alckmin.
Segundo o levantamento, Alckmin aparece na terceira colocação, com apenas 4% de intenções de voto, empatado com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Num cenário em que o candidato do PSDB seria Doria, o prefeito midiático ocupa a mesma terceira colocação, mas 12%. Nos dois cenários, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera, com 32% no cenário com Alckmin, e 31% com Doria.
Nesta semana, o prefeito João Doria, que tem apenas sete meses de gestão e praticamente abandonou a cidade em São Paulo para fazer campanha antecipada pelo País, já visitou várias capitais, como Salvador e Palmas e deve intensificar ainda mais sua corrida.
A disputa entre criador e criatura se acentuou no próprio ninho dos dois presidenciáveis: Alckmin e Doria tentam emplacar aliados em postos estratégicos da máquina partidária tucana. Objetivo é criar uma blindagem para ambos, já que tanto o governador como o prefeito se posicionam como pré-candidatos à Presidência da República, evitando o chamado fogo amigo

