PCdoB realiza Encontro Estadual em João Pessoa

Imagem Substituída

Dirigentes sindicais, de movimentos sociais e vereadores do PCdoB de diversos pontos do Estado, reuniram-se no dia 19 de fevereiro em João Pessoa, como preparação do Partido, “para as batalhas de 2017”, como se refeiriu o presidente estadual, Simão Almeida.

Contando com a participação dos dirigentes nacionais, Nivaldo Santana, Secretário Sindical Nacional do Partido e Vice Presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e Edson França, Secretário Nacional de Movimentos Sociais e Presidente da UNEGRO (União de Negros pela Liberdade), o Encontro Estadual dos comunistas tomou todo o dia com vibrantes debates.

Ao abrir o Encontro Estadual Sindical, dos Movimentos Sociais e vereadores do Partido, o presidente Simão Almeida sintetizou os objetivos do evento que “visam preparar nossa militância para os desafios de 2017, quando teremos as comemorações dos 95 anos do PCdoB e dos 100 anos da Revolução Russa, a luta contra a agenda golpista do governo Temer e o Congresso do PCdoB. Estaremos também preparando o Partido para as eleições de 2018.”

Na parte da manhã aconteceu uma plenária geral, onde o dirigente Nivaldo Santana abordou a visão do PCdoB sobre a conjuntura, caracterizando o golpe e consequente ascensão de Temer, como parte de um plano para implementar agenda política e econômica ultra neoliberal de interesse do capital financeiro e do imperialismo norte americano. Apontou que o Partido defende uma ampla frente politica em torno de um programa que possa derrotar os golpistas, que tenha como núcleo as forças de esquerda. Em seguida Edson França tratou da luta de resistência contra a agenda de retirada de direitos trabalhistas e sociais, empreendida pela Frente Brasil Popular e outras forças sociais e convoca toda militância partidária para as jornadas de luta: o 08 de março – dia internacional da mulher, a mobilização marcada para o dia 15 de março contra a reforma da previdência e o ato nacional de 31 de março, de denúncia do golpe e pelas diretas Já. Aberto a debate, dezenas de militantes usaram a palavra, enriquecendo a discussão.

No turno da tarde os participantes se dividiram para participar de três mesas de discussão: uma sobre a atuação sindical dos comunistas com a participação do presidente estadual da CTB, José Gonçalves e José Coelho, Secretário Sindical Estadual e o Secretário de Organização Estadual Agamenon Sarinho; outra sobre os movimentos sociais, onde participaram o Secretário dos Movimeentos Sociais Estadual, Upiraktan Santos e Secretário de Juventude do PCdoB, Washington Feitosa mais presidente da União Brasileira de Mulheres – PB, Lourdes Meira. A terceira mesa reuniu vereadores e presidentes municipais com participações de vereador Helton Renê, Valdir Porfírio e o presidente Simão Almeida, abordando aspectos da atividade institucional dos comunistas e sua ligação com as lutas sociais. Nestes grupos também se desenvolveu rica discussão com orientações concretas para a militância.

O Encontro encerrou às 17 horas e a militância sai motivada para o desafio de construir uma chapa própria para disputar vagas na Assembleia Legislativa, assim como para a Câmara Federal para as eleiçõs de 2018. 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo