A evolução patrimonial do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) em relação à campanha de 2012, apontada em sua declaração de bens apresentadas no ato do registro de sua candidatura à reeleição na terça-feira (9), foi tema de discurso proferido pelo deputado Raoni Mendes (Democratas), nesta quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa da Paraíba.
O parlamentar disse estranhar o crescimento do gestor e pediu para a Receita Federal investigar a evolução patrimonial, inclusive, as informações de familiares de Cartaxo.
“Precisamos ser transparentes com os nossos bens. Então, os familiares mais próximos, todos aqueles que possam ter relação com gestores precisam sim passar por apuração. É natural que o político hoje passe e todas as instituições passam por apuração, é necessário que nós possamos ter a clareza de onde vem ou veio, se a evolução patrimonial é condizente com o salário, porque até no período pré-eleitoral o prefeito viajou para tratar de alianças em Brasília e recebeu diárias do povo de João Pessoa”, disse.
Raoni afirmou que o prefeito teria recebido diárias no período pré-eleitoral para, segundo ele, fechar acordos políticos em Brasília. “Não estou dizendo que foram as diárias que aumentou o patrimônio do gestor, mas isso é um desuso do dinheiro público. A finalidade de se reunir em Brasília com senador do PSDB e com senador do PMDB para tratar de aliança política, e foi o que se confirmou, é inadequado para a função de prefeito de João Pessoa”, disse.
JUTAY REBATE
O deputado Jutay Menezes, presidente estadual do PRB e aliado do prefeito Luciano Cartaxo, questionou a declaração de Raoni Mendes. Segundo ele, todos os bens declarados à Justiça Eleitoral são de conhecimento da Receita.
“Ele [Luciano Cartaxo] é prefeito, portanto, é evidente que se fez a sua declaração de bens à Justiça Eleitoral, o que está ali foi também declarado à Receita Federal, portanto, ela poderia investigar se ele estivesse omitindo qualquer receita. Acho que é uma declaração infundada e o deputado Raoni perdeu a grande oportunidade de se calar nesse momento” , rebateu.
PSD JUSTIFICA EVOLUÇÃO
De acordo com a declaração de dados do prefeito, Luciano Cartaxo (PSD) aumentou seus bens R$ 448.900,05 para R$ 1.131.560,69. O PSD emitiu uma nota de esclarecimento apontando que o crescimento no patrimônio foi motivado pela conclusão da construção de um imóvel, localizado em um condomínio da Capital. Confira:
“A evolução do patrimônio se deve à construção, com financiamento da Caixa Econômica Federal, da casa onde Luciano reside hoje e cujo valor foi integralmente declarado no Imposto de Renda Pessoa Física 2015.
Na declaração de 2012, não constava o valor integral da casa, uma vez que ainda estava em construção. No entanto, à época, conforme notícia do próprio blog, já havia o registro da propriedade do terreno onde o imóvel foi erguido.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
Diretório Municipal do PSD de João Pessoa”