Walter Santos retorna com análises sobre eleições no Brasil e Paraiba

Imagem Substituída

O blogueiro e analista político Walter Santos já está em solo brasileiro a caminho de volta para o Estado da Paraiba, sua terra natal, depois de oito dias de reenergização com acesso a outras culturas, povos e retro-alimentação intelectual.

Ele retoma a coluna no portal WSCOM analisando os ultimos fatos da politica nacional e local inserindo pitadas de informações sobre o que acontece nas Américas e no Mundo repercutindo no Brasil

O titulo da nova coluna é “As eleições na Paraíba e Brasil sob olhar do mundo”.


As eleições na Paraíba e Brasil sob olhar do mundo


SÃO PAULO – Só é por os pés no País que acendem as mesmas histórias de sempre, cujo foco é a disputa pelo Poder. Normal. No âmbito nacional, fica mais claro o enfrentamento de Dilma Rousseff com Aécio Neves diante da palidez e desidratação eleitoral de Eduardo Campos, que se esforça muito mas não consegue imprimir o desejo de Terceira Via, com retorno à liderança semi folgada da candidata petista.

Na Paraíba “velha de Guerra”, o cenário se mantém inalterado, entretanto, os novos movimentos envolvendo a fase pós acordo PMDB – PT com a inserção do executivo Lucélio Cartaxo como pré-candidato ao Senado atraindo Luiz Couto e ciceristas é fato novo a ser levado em conta, sobretudo porque devem ocorrer novidades a engrossar o caldo de Vené.

Sejamos francos: há um simbolismo relevante na recomposição do PT ao abrigar numa mesma vertente de composição, a partir do apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucélio Cartaxo. E terá desdobramentos, não duvidem!


Da parte de Cássio, ele festeja a decisão do TSE de ser favorável à tese de elegibilidade, acena para alguns partidos mas pouco há, de uns dias para cá – depois de Benjamim Maranhão, a parecer condição nova em torno do senador.

Ah! há um problema chamado Cicero Lucena, sobretudo depois que foi inocentando pela Justiça de qualquer deslize enquanto homem publico, ou seja, mandou arquivar anos depois o famoso Caso Confraria.


Já Ricardo, tenta criar fato foto com partidos miúdos e, neste domingo, resolver assumir Romulo Gouveia como seu candidato ao Senado. É decisão importante, mais pragmática do que preciso diante da desistência de outros nomes pomposos desinteressados em agregar ao projeto de reeleição.

Estranhamente, desde o ano passado não há uma única pesquisa em que o governador aparece em primeira colocação e, apesar do poderia econômico e estratégico não consegue atrair grandes nomes de peso à sua luta. É preço de seu histórico mal tratador.

Trocando em miúdos, o caldo vai entornar.

A CRISE ENTRE PASSADO E PRESENTE

Deve recrudescer o enfrentamento entre ex-estrategistas de Ricardo e atuais auxiliares do governador. O round entre Lúcio Flávio e Lau Siqueira por conta de Nonato Bandeira é fichinha para o que está no planos de acontecer.

Independentemente, não dá para ignorar a importância de Nonato naquele, neste e noutros momentos.

Está fazendo uma falta danada! Aliás, todo o Batalhão imenso degredado.

NEY, FORA

Embora tivesse tentado, não vai mais prosperar a pré-candidatura do ex-senador Ney Suassuna a uma das vagas na Câmara Federal.

Esta é a decisão tomada.

A CONJUNTURA DO BRASIL, DA AMÉRICA E DO MUNDO


Os Estados Unidos na Era Obama tem perdido espaços e liderança em muitos cenários internacionais. O caso da Ucrânia, a reeleição de Assad na Siria, a ascensão da Rússia e o crescimento de movimentos elegendo candidatos socialistas na América Latina provam isso.

O Brasil não dá a mínima, mas os países da América do Sul, Caribe estão mais unidos do que pensam os golpistas brasileiros e americanos formando uma grande onda de Unidade em favor da autonomia dos Paises na relação com os EUA.

Para se ter uma idéia, Obama acaba de amargar uma derrota histórica com a provação pela OEA da inclusão de Cuba entre os países membros da Organização.

MAXIMA GRATIDÃO

Durante alguns dias sem a produção permanente de Conteúdo e análises, aqui estamos de volta para buscar oferecer opiniões honestas e esclarecedoras.

Agradeço publicamente ao Editor Geral do WSCOM, Marcos Weric, pela capacidade de acumular eswse dificil ofício.

Mui gracias.

UMAS & OUTRAS

…Temos muito o que contar, mas vamos devagar com o Andor.

ÚLTIMA

“Meu passo retrocede quando o de vocês avança
O arco das alianças penetrou em meu ninho
Com todo seu colorido passeou por minhas veias
E até a dura corrente com a qual nos prende o destino
É como um diamante fino que ilumina minha alma serena”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo