Executiva do PT deve discutir impacto da campanha Fantasmas do passado

 A Executiva Nacional do PT vai se reunir nesta segunda-feira (26), em Brasília, para, entre outros assuntos, discutir o impacto da campanha “Fantasmas do passado”, que exibiu na internet e na TV filmes que alertavam para um suposto risco de perda de conquistas sociais caso a oposição vença a eleição presidencial de outubro. No encontro, os dirigentes petistas também devem avaliar o atual cenário eleitoral e as recentes pesquisas sobre intenções de voto para a Presidência da República.

Agendada para começar às 10h, a reunião deve se estender ao longo da tarde desta segunda-feira. O presidente do partido, Rui Falcão, vai conduzir os trabalhos.

Os vídeos “Fantasmas do passado” e “Com gavetas”, veiculados nas últimas semanas, enfatizam conquistas sociais promovidas durante as gestões do PT no Palácio do Planalto, como a ascensão de milhões de brasileiros da pobreza para a classe média.

Um dos vice-presidentes do PT, o deputado federal José Guimarães (CE) informou que os resultados da propaganda devem ser analisados em meio a outras discussões sobre o atual cenário político. “Eu acho que a reunião da executiva é um balanço da conjuntura política do período. Não se trata de discutir esse ponto aqui ou aquele ali, é uma discussão política global. O momento é bom e é preciso discutir a conjuntura da disputa eleitoral. Precisamos nos atualizar e socializar as discussões e decisões”, disse o dirigente petista.

Potencial candidato ao Senado, Guimarães defendeu que o partido intensifique a estratégia de rebater eventuais ataques da oposição. Na opinião do parlamentar do Ceará, é preciso “reforçar” o tom das campanhas do partido que apontam conquistas sociais ocorridas nos últimos 12 anos, apesar das críticas desferidas pelos pré-candidatos à Presidência Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

“Eu acho, na minha opinião, que tem que reforçar essa estratégia [a campanha ‘Fantasmas do passado’]. O debate já surgiu, nos chamaram para o enfrentamento e agora acho que a estratégia está correta. Eles passaram meses batendo em nós, e quando o PT reage está errado? Que história é essa? Temos que ir para cima, não tem recuo e não pode haver recuo. É uma eleição de disputas com grande proporção, não tem recuo”, afirmou o vice-presidente nacional do PT.
Em decisão do dia 16 de maio, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Laurita Vaz determinou que o PT suspendesse a veiculação da propaganda “Fantasmas do passado”, sob a argumentação de que o partido, “ainda que de forma dissimulada”, sinalizava para a continuidade do atual governo na Presidência. O partido apresentou defesa junto ao tribunal.

Reunião da executiva

Durante a reunião desta segunda-feira, a legenda deve discutir o texto das Diretrizes do Programa de Governo para 2014, aprovado durante o 14° Encontro Nacional do PT, em São Paulo, nos dias 2 e 3 deste mês. O texto recebeu propostas de emendas que deverão ser votadas.

Em nota, o partido informou que a campanha presidencial e a situação política sobre alianças estaduais também devem ser discutidas durante a reunião da comissão executiva.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo