Vital do Rêgo anuncia que transposição do Rio São Francisco será debatida em aud

Imagem Substituída

Presidente da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), promoverá na próxima terça-feira (29) Audiência Pública para ouvir Ministros e Autoridades sobre o andamento das obras. Foram convidados para a audiência pública o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes; o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage; e o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Abreu Guillo.

Segundo Vital, o objetivo do colegiado é acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes ao projeto de Integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional.

Segundo o governo federal, 55,5% do total previsto já estão prontos. O compromisso é concluir até 2015 o projeto orçado em cerca de R$ 8 bilhões. São 477 quilômetros de canais (mais do que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo), formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água no semiárido nordestino.

O Ministério da Integração prevê a entrega de 100 quilômetros de canais em cada eixo em dezembro de 2014. As obras, iniciadas em 2007, incluem ainda a recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, nove estações de bombeamento, 14 aquedutos e quatro túneis exclusivos para a passagem de água.

Na audiência pública deverão ser questionado o ritmo dos trabalhos para evitar novo atraso no cronograma. Previa-se anteriormente que a transposição do rio São Francisco seria concluída em 2012. A reunião começa às 14h, na Ala Alexandre Costa, sala 15.

Como presidente da comissão, Vital também prevê a entrega de 100 quilômetros de canais em cada eixo em dezembro de 2014, garantindo água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Vital do Rêgo e o relator da comissão senador Humberto Costa (PT-PE) avaliaram como positiva a expectativa de entrega de 100 quilômetros de canais em cada eixo em dezembro de 2014.

Para ele, a transposição vai mudar a face rural do Nordeste e trazer esperança para milhões de nordestinos que sofrem com a escassez de água no período de seca. A comissão presidida por Vital e relatada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), já realizou três visitas ao canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco. A primeira visita da comissão ocorreu nos dias 7 e 8 de março de 2013, no eixo norte da obra. A segunda visita ocorreu no dia 19 de abril ano eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Em agosto do ano passado, os senadores, ministros e demais autoridades voltaram a cidade de Monteiro para vistoriar as obras no eixo leste.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo