Petistas duelam por Ministério da Saúde

Imagem Substituída

 Um duelo entre ministros petistas está em curso na Esplanada dos Ministérios pelo apadrinhamento do próximo titular da Saúde, pasta que ficará vaga em fevereiro com a saída de Alexandre Padilha para concorrer ao governo de São Paulo.

De um lado, o próprio ministro, que se esforça para fazer como sucessor o secretário responsável pelo Mais Médicos, Mozart Sales. De outro, o titular do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Fernando Pimentel, que sonha em ampliar seus poderes na área indicando o também mineiro e secretário da pasta Helvécio Magalhães.

O apetite em torno do ministério não é sem razão. Além de ter o maior orçamento – R$ 100,3 bilhões em 2014 -, a Saúde abriga o Mais Médicos, programa que caiu nas graças da população e é considerado trunfo na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff e nas disputas estaduais – seja para Padilha, seja para Pimentel, candidato a governador de Minas.

São dois ministros, dois candidatos a governador com adversários difíceis pela frente. Pimentel disputará com o tucano Pimenta da Veiga, enquanto Padilha enfrentará o governador Geraldo Alckmin, também do PSDB.

No cenário mineiro, a proximidade com Helvécio poderia ser usada por Pimentel como importante arma para fazer frente ao discurso do PSDB, que já deu mostras de que vai usar a saúde como um dos principais pontos de campanha.

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo