No último sábado (3), por volta das 13h, uma equipe de policiais militares do 6º Batalhão se deparou com um jovem de 23 anos, que teve o nome preservado pelas autoridades policiais, portando uma faca, com uma das mãos ensanguentada e ameaçando tirar a própria vida com o instrumento perfurocortante.
Durante a ocorrência, procedeu-se negociação, sem êxito. Por várias vezes, o jovem repetidamente levava a faca ao pescoço, mas, em um momento de descuido, os policiais militares utilizaram a arma Taser M26, dispositivo de controle elétrico (DCE) não letal. Com um único acionamento, foi possível imobilizar o pretenso suicida, contê-lo e conduzi-lo, sem maiores riscos à sua integridade física, à dos pacificadores sociais e à de terceiros.
O 6º BPM recebeu os equipamentos Taser M26 no ano passado e realizou cursos de operador com a tropa. Portando o DCE, o policial está pronto para atuar com respeito aos direitos humanos pelo uso progressivo da força, seguindo as orientações constantes, dentre outros, no CCEAL e nos PBUFAF, ambos da ONU.

