Policial

Polícia Federal cumpre mandados em empresa de Monteiro, supeita de fraudar licitações e contratos públicos


28/11/2024

Imagem ilustrativa - Polícia Federal

Da Redação / Portal WSCOM

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (28) a Operação Family First, visando combater fraudes em licitações e contratos públicos praticadas por uma empresa de assessoria sediada em Monteiro, no Cariri paraibano. A empresa, cujo nome não foi divulgado, é suspeita de manipular resultados de certames públicos organizados para prefeituras municipais, favorecendo uma distribuidora de alimentos controlada por ela mesma.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

As investigações revelaram que a distribuidora de alimentos era registrada em nome de familiares dos investigados, apontados como “laranjas”. Além disso, identificou-se a participação de um indivíduo que atuava como pregoeiro ou presidente da comissão de licitação em alguns municípios, suspeito de favorecer a distribuidora nos processos licitatórios para fornecimento de cestas básicas.

De acordo com a Polícia Federal, foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão pela 16ª Vara Federal da Paraíba, cumpridos nas sedes das empresas investigadas e nas residências de seus sócios, todos localizados em Monteiro.

A operação contou com o apoio de órgãos federais e estaduais, e faz parte da estratégia da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), articulada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Caso sejam comprovadas a autoria e a materialidade dos crimes, os investigados poderão responder por fraude em licitação (art. 337-L do Código Penal), contratação direta ilegal (art. 337-E) e associação criminosa (art. 288), com penas que, somadas, podem chegar a 19 anos de reclusão.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.