Brasil

Pesquisa Quaest: Cresce a percepção entre bolsonaristas de que o ex-presidente atuou no 8 de janeiro

Pesquisa da Quaest revela aumento na crença sobre a influência de Bolsonaro nos atos de 8 de janeiro.


06/01/2025

Jair Bolsonaro em ato na Avenida Paulista, São Paulo-SP, 7 de setembro de 2024 (Foto: Reuters)

Brasil 247

De acordo com a mais recente pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Quaest, a percepção de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) influenciou os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 aumentou significativamente entre seus eleitores, enquanto diminuiu entre os apoiadores do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O levantamento, realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro com 2.012 entrevistas presenciais em todo o país, mostrou que 37% dos bolsonaristas reconhecem atualmente a influência de Bolsonaro nos eventos de janeiro, um salto considerável em comparação aos 13% registrados no ano anterior pela mesma pesquisa.

Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest, explicou ao Estado de S. Paulo: “Ao longo do tempo, os eleitores moderados de Lula, que enxergam algum exagero nas acusações que Bolsonaro vem sofrendo, tendem a relativizar suas posições. Simultaneamente, os eleitores moderados de Bolsonaro, que consideram graves as acusações contra o ex-presidente, tornam-se mais rigorosos na avaliação de seus atos para não se sentirem cúmplices de algo que acreditam ser errado.”

A pesquisa também indica que, a nível nacional, 50% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro contribuiu de alguma forma para os acontecimentos de 8 de janeiro, enquanto 39% consideram que ele não teve influência direta. Apesar desse aumento na percepção entre os apoiadores de Bolsonaro, a grande maioria da população brasileira ainda desaprova os atos golpistas. A pesquisa da Quaest revelou que 86% dos entrevistados se posicionam contra o ocorrido na capital federal, embora esse número tenha sofrido uma leve queda em relação a dezembro de 2023, quando era de 89%.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.