Saúde
PB Saúde e secretaria de Saúde definem nova jornada de trabalho para profissionais da enfermagem
27/11/2024
Da Redação / Portal WSCOM
A Fundação Paraibana de Saúde – PB Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde – SES-PB se reuniram nesta quarta-feira (27) para definirem um novo formato de escala para os profissionais da enfermagem e multiassistencial. Antes os enfermeiros cumpriam uma carga horária de 36 horas semanais e agora terão que se adequarem às 40 horas semanais previstas no edital da Fundação que gerencia hospitais da rede estadual de saúde.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Ari Reis, apesar da mudança da carga horário, o valor pago a categoria será correspondente às 44 horas semanais. “É importante lembrar que o nosso governador João Azevêdo assumiu o compromisso com a enfermagem pagando o piso salarial integral, mesmo hoje a carga horária sendo executada em 36 horas, bem abaixo do máximo previsto em lei. No primeiro concurso público da PB Saúde a categoria da enfermagem assumiu o compromisso de cumprir às 40 horas de trabalho semanais, só que até então, estavam sendo trabalhadas apenas 36 horas, e agora, serão cobradas as quatro horas restantes e previstas no edital”, reforçou.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Além da política de valorização salarial da categoria da enfermagem, a reunião desta quarta também abordou o redimensionamento das escalas de plantões, que passarão a ser de 24h. “Nós vamos aguardar o chamamento dos candidatos que irão realizar a prova do segundo concurso da PB Saúde, agora no dia 15 de dezembro, para redimensionar essa escala, e até lá, vamos voltar à escala de plantões de 24 horas não só para a enfermagem, mas para toda equipe multiassistencial da PB Saúde. As escalas serão republicadas e nós continuaremos ofertando serviços de qualidade, dialogando com as categorias, ouvindo os anseios e as necessidades específicas, tratando sempre das soluções”, finalizou o gestor.
A PB Saúde, instituída pelo Governo do Estado da Paraíba, é uma fundação pública dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de utilidade pública e beneficência social, que atualmente gerencia as seguinte unidades da rede estadual de Saúde: Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; Hospital do Servidor General Edson Ramalho, em João Pessoa e o Hospital Regional de Guarabira. Além das quatro hemodinâmicas do Programa Coração Paraibano.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.