Política

Paraíba tem única mulher indígena eleita prefeita no Brasil


08/10/2024

Portal WSCOM



A cidade de Marcação, no Litoral Norte da Paraíba, elegeu a única mulher indígena prefeita nas eleições de 2024. Ninha (PSD), da etnia Potiguara, obteve a vitória conquistando 76,79% dos votos válidos — um total de 4.922 votos. Com raízes ligadas à política e à liderança indígena, Ninha destacou o legado de seus avós como inspiração em sua trajetória.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Ela declarou ao g1 que aprendeu com os avós, Severina e João Correia, a importância de lutar pelo desenvolvimento da cidade. Eles não eram políticos eleitos, mas dedicaram a vida ao crescimento da nossa cidade, disse.

Na disputa, Ninha superou outra candidata da mesma etnia, Angélica Barreto (Republicanos), que recebeu 23,31% dos votos válidos (1.496 votos). A tradição de mulheres indígenas no comando de Marcação é longa, uma vez que a atual prefeita, Lili (DEM), também é Potiguara e apoiou Ninha durante a campanha.

Além da prefeita, Marcação elegeu uma Câmara Municipal composta integralmente por indígenas. Dos nove vereadores eleitos, cinco são homens e quatro são mulheres, e apenas três deles foram reeleitos, o que representa uma renovação de 33,3% em relação às eleições anteriores.

De acordo com o Censo de 2022, 88,08% dos 8.999 habitantes de Marcação são indígenas, o que representa uma população de 7.926 pessoas. Entre os eleitores, 5.644 são indígenas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.