Saúde

Paraíba se mantém vigilante contra variante delta do Coronavírus, diz secretário; barreiras sanitárias não seriam eficazes


18/08/2021

Daniel Beltrammi

Portal WSCOM

Daniel Beltrammi, secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, confirmou que o Estado mantém a vigilância contra a variante delta do novo Coronavírus na Paraíba, mas até o momento não foram registrados casos da variante no Estado.

Seguimos fazendo a vigilância genômica, ou seja, os tipos de variantes que circulam no Estado, até o presente momento não foi identificada pelo Laboratório Central da Paraíba um caso da variante Delta, mas é óbvio nós vamos seguir absolutamente vigilantes em alto nível de atenção para compreender quando essa variante circulará por todo Estado, que é a nossa expectativa”, declarou.

Ele pontuou que barreiras sanitárias não seriam eficazes para conter a variante pois o exame da Covid-19 não detecta imediatamente qual vírus está em circulação.

Quando nós vamos analisar o tipo de vírus que circula, não é possível no exato momento em que se colhe o exame determinar o tipo de vírus, é preciso de um tempo de laboratório então isso não a priori não evitaria a circulação do vírus, mas conhecer a qual todo momento o vírus que circula, isso sim é absolutamente fundamental e a gente vai ter condição de fazer isso em função das amostras dos exames de Swab de RT-PCR que nós coletamos nós vamos conhecer com detalhes o avanço da circulação da variante em todo Estado não é motivo para pânico nem para desespero, mas é para gente lembrar como é importante as medidas de proteção”, disse.

Beltrammi reforçou a importância da vacina contra a doença e declarou que após completada a população avima de 18 anos, será a vez dos adolescentes serem imunizados.

“São vacinas confiáveis que 14 dias depois da primeira dose já tem condição de nos proteger de casos moderadas e graves, cerca de 70% de proteção evitando que as pessoas precisam de hospitais que elas percam a batalha para a Covid perdendo suas vidas”, pontuou.

 

https://wscom.com.br/paraiba-se-mantem-vigilante-contra-variante-delta-do-coronavirus-diz-secretario-barreiras-sanitarias-nao-seriam-eficazes/



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.