Paraíba

Paraíba registra 36 casos de câncer de Cólon e Reto por mês e Lei institui a Semana de Combate e Prevenção à doença

De acordo com dados do Inca, foram 180 homens e 260 mulheres paraibanas que tiveram tipos de câncer de Cólon e Reto.


01/03/2021

Imagem ilustrativa - FOTO: ISTOCK

Portal WSCOM

A Paraíba registrou em 2020 um total de 440 casos de câncer de Cólon e Reto segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o que representa uma média de 36 casos por mês. No Estado, a Lei nº 11.016/17, de autoria do deputado Jutay Meneses (Republicanos), institui a Semana Estadual de Combate e Prevenção, que é realizada anualmente na primeira semana do mês de março.

“Temos que desenvolver ações para chamar atenção para esta doença, pois se detectado no início, as chances de cura chegam a 90%. Muitas pessoas demoram a detectar o problema no início por desconhecer os sintomas e também por não saber onde devem procurar atendimento. Informação é de extrema importância na luta contra o câncer”, disse Jutay.

Ainda de acordo com os dados do Inca, foram 180 homens e 260 mulheres paraibanas que tiveram tipos de câncer de Cólon e Reto. Do total de número de casos registrados, 110 foram constatados em João Pessoa, sendo 50 homens e 60 mulheres diagnosticados com as doenças.

A Lei do deputado Jutay Meneses prevê que durante a Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer do Cólon e Reto deverão ser realizadas, entre outras atividades, palestras e campanhas informativas, com os seguintes objetivos: alertar, educar e mobilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de intestino e conscientizar e tornar acessíveis informações voltadas aos direitos dos pacientes.

Também é prevista ações que possam sensibilizar a imprensa e por meio dela amplificar a disseminação das informações para o maior volume de pessoas; a promoção e conscientização sobre a existência de exames de prevenção, diagnóstico e tratamentos avançados e seguros, em especial a colonoscopia; além do fortalecimento do relacionamento junto a instituições e associações, que visem sobre o combate ao câncer do cólon e reto.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.