A estratégia de agressão absurda de Trump a Obama e os ecos de Hugo Motta no carnaval expõem péssima repercussão política

Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington - 06/01/2026
Presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington - 06/01/2026. (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)

São duas situações absolutamente distintas, mas na atual fase da conjuntura internacional e nacional/regional se traduzem em dois cenários a merecer abordagem pelos efeitos provocados.

Há setores da mídia considerando os ataques racistas e desumanos de Donald Trump ao casal Obama tratando-os com desrespeito inaceitável a um Chefe de Estado caricaturando as autoridades como Macacos se traduz em estratégia pensando para dividir os EUA diante de reação de Obama atiçando os brancos americanos fascistas contra eles.

A rigor, Trump está adotando em pouco tempo de governo uma série de medidas insanas a agredir segmentos locais do País e do Exterior provocando reações contrárias de todas as espécies típicas de loucura institucional. Os EUA já vivem a reação no bolso de seus cidadãos e cidadãs, algo que vai gerar graves problemas para Trump daqui em diante.

Só a ultradireita internacional aplaude esses absurdos. Insanidade.

NO BRASIL, HUGO COMO GENY

Chico Buarque e sua genialidade consagrada definiu em uma de suas belas canções a personagem Geny a merecer tratamento absurdo de rejeição humana.

Guardadas as proporções este é o cenário típico do que vive na atualidade o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, cuja cotação de seu nome em abertura da maior prévia FOLIA DE RUA, em João Pessoa, recebeu vaias e “Fora Hugo” em nível impressionante.

A rigor, este é o saldo do seu posicionamento à frente do Legislativo pautando por intimidação da Direita brasileira matérias impopulares e em desacordo com o interesse da sociedade.

Em síntese, ele encarna na atualidade toda a antipatia da sociedade brasileira a afetar sua base política atraindo ainda e até a pré-candidatura de seu pai ao Senado, Nabor Wanderley.

Eis o resumo da ópera.

MARKETING

O marqueteiro Emanoelton, especialista em pesquisa de opinião pública, está sendo chamado por Nabor Wanderley para definir estratégias diante da conjuntura a incomodar todo grupo.

ASCENSÃO

O prefeito de Esperança aderiu à candidatura da médica Maria Luiza para a Assembleia Legislativa. Agora são nove os prefeitos nessa condição de apoiadores.

Como ele votava em Galego de Sousa eis um problema para Aguinaldo Ribeiro resolver.

JARBAS, O MAIORAL

Quem ainda está em João Pessoa se preparando para retornar a São Paulo é o cantor e compositor Jarbas Mariz, responsável por show maravilhoso no bloco CONFETE & SERPENTINA.

Jarbas é o que há de melhor na produção da MPB.

ÚLTIMA

“O olho que existe / é o que vê”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo