Como já esperado, acontece nesta segunda-feira, 17, em João Pessoa o ato de filiação do prefeito Cícero Lucena ao MDB com a simbologia em tese a resgatar vínculos históricos com movimento de líderes responsáveis pelo processo de Redemocratização no País e nova fase na vida pública paraibana.
Este movimento de agora caracteriza passo importante na arrumação do tabuleiro político na Paraíba atraindo figuras nacionais, a partir do presidente Baleia Rossi e as possíveis presenças do ministro dos Transportes Renan Filho e do governador do Pará, Jader Barbalho, entre outros.
Cícero, conta a história, foi vice-governador em 1990 do governador Ronaldo Cunha Lima sob reforço do senador Humberto Lucena – 2 vezes presidente do Congresso Nacional, bem como aliado dos ex-governadores e ex-senadores Antônio Mariz e José Mariz.
Isso lhe afere a condição de acúmulo de experiências para se apresentar no processo com respaldo político. Vem daí a performance nas pesquisas eleitorais.
EFEITOS IMEDIATOS
Pelos movimentos colocados para se chegar até o retorno do MDB, chama a atenção os diálogos em construção e em torno do Grupo Cunha Lima como possibilidade ainda a merecer desfecho de acordo político a afetar a base política para 2026. O senador e presidente do MDB, Veneziano Vital, cumpre papel especial nessa conjuntura.
Este é assunto emblemático a merecer aguardo porque afeta diretamente o tabuleiro político.
Há também outro movimento importante do MDB e do prefeito na direção de possível acordo com o PT e o presidente Lula – aspecto também relevante na construção do futuro, mesmo sabendo-se que o governador João Azevêdo intenta essa possibilidade.
É preciso ainda entender e aguardar os movimentos do presidente da Câmara Federal Hugo Motta e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro afetando a cena federal e regional daqui em diante com alguns movimentos gerando conflito com Governo Federal – vide a 4ª versão do Derrite para o projeto Anti Facção a irritar a base governista.
ESTRUTURA
A partir de agora, será preciso entender a estruturação de campanha do prefeito diante da esperada ação política do Governo passando a limpo os 223 municípios, sabendo-se ao final o famoso “quem é quem” levando em conta a força do Poder, neste caso medindo-se também o papel da maior prefeitura do Estado.
Cícero tem experiência e base político-partidária em construção podendo reunir diversos partidos na estruturação de campanha.
São várias as etapas de campanha a partir de agora, mas o fato é que ele deflagra o processo de 2026 com postura de pré-candidato estruturado e agora a construir movimento de elaboração de Proposta de Governo.
A disputa vai começar com o Caboclinho na parada.
RICARDO COUTINHO
Aniversariante nos últimos dias, se faz preciso entender como o ex-governador Ricardo Coutinho em plena campanha para Deputado Federal vai se posicionar na campanha de 2026 sabendo que o posicionamento do PT na disputa será fator determinante.
É presumível, contudo, prever-se ele não estar com Lucas Ribeiro por conta do governador João Azevêdo e os imbróglios passados.
ÚLTIMA
“O olho que existe/ é o que vê”
