40 anos depois, ex-Líderes Estudantis da UFPB lembram lutas pela Democracia e festejam reencontro

Um fato “sui generis” se registra nesta sexta-feira, 8, em João Pessoa reunindo profissionais, executivos e empresários de diversas áreas do conhecimento e negócios: todos eles e elas se reencontram 40 anos depois para comemorar o fato de terem contribuído fortemente como então membros do Movimento Estudantil Universitário liderado pela UFPB construíndo a luta pela Redemocratizacão do País.

As novas gerações diante de uma avalanche de dados, intolerâncias contra a Esquerda e contra-informações aos movimentos progressistas não dimensionam a importante contribuição dada pela Geração Universitária na UFPB dos anos 1977 em diante à retomada Democracia no Brasil.

OLHARES DIFERENTES POR UM RESULTADO COMUM

Se reparar direito, as dezenas de pessoas presentes ao Encontro no restaurante de Percival Henrique, no Bessa, traduzem um caleidoscópio ideológico intenso representando visões e encaminhamentos à Esquerda por caminhos diferentes na busca comum pela Redemocratizacão e diversas conquistas sociais.

A rigor, embora o maior inimigo fosse o Governo Militar e seus aliados civis conservadores, o Movimento Estudantil no DEC da UFPB conviveu com muitas divergências e confrontos pesados entre as várias tendências ideológicas e partidos de Esquerda.

Se reparar bem, cabia de tudo, do legado do MR-8, o Partidão, a famosa Albânia (PC do B), a turma Libelu, Causa Operária , Brizolistas até a chegada do PT nos anos 80 com forte influência de acadêmicos, estudantes e a base dos trabalhadores – este era o extrato ideológico de então.

No DCE e nas demais lutas era impossível partidos conservadores de Centro e Direita ter espaço no Movimento. ZERO de chances como se vê hoje.

DEMOCRACIA SEMPRE

As novas gerações brincam com fogo ao optarem por líderes de ultra direita, a exemplo de Bolsonaro. É inadmissível ver gente Brizolista do passado defendendo gente dessa espécie.

Os ex-Líderes Estudantis se reencontram para comprovar que valeu à pena tanto compromisso pelas liberdades democráticas e tantas conquistas sociais.

É este saldo de muita importância política que transforma o Encontro desta sexta-feira em Marco e Referência das lutas provando à lá Max Weber que a saída está dentro da Política nunca fora dela.

Essa Geração é Símbolo muito qualificado.

Valeu! 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo