Ao final do sábado de reeleição do ex-deputado federal Ruy Carneiro à frente do PSDB, algumas questões de fundo foram anotadas com notoriedade na convenção do PSDB, mas nenhuma delas foi mais forte de que há, de fato, um querer e Pacto de unidade para enfrentar e derrotar o governador Ricardo Coutinho.
Esta é a essência de uma reunião prestigiada no auditório da Asplan, em João Pessoa, onde chamou a atenção o nivel de tratamento recebido pelo prefeito Luciano Cartaxo ofuscando a pretensão do também prefeito Romero Rodrigues.
A rigor, afora a unidade das lideranças do PSDB, PMDB e PSD com presença fisica dos senadores Cássio Cunha Lima e José Maranhão foi o tratamento dado a Luciano o fator mais expressivo em termos de apoio à pré-candidatura ao Governo.
Em sintese, a força desse pacto tem a ver ainda com ressentimento brabo e nutrido com dosagem de ódio por cada um dos atores por terem sido em alguma fase passada aliados de Ricardo Coutinho e hoje se apresentam como arrependidos.
Só que, queiram ou não, é exatamente assim que o governador gosta de guerrear.
Está posta a nova fase.