Digam ou falem o que quiser, mas a derrota da Esquerda está na queda-de-braço na Mídia

Há tempo que a Esquerda apanha sem dó da estrutura tradicional da Mídia no Brasil e, no particular, de cada Estado ou Capital convivendo com muitos dissabores, embora existam casos e casos nos quais são esses mesmo Governos de Esquerda que mantêm financeiramente muitos veículos. 

Antes de qualquer avaliação apressada, o que abordamos neste espaço vai além da disputa por espaços e Poder porque envolve o trato da informação distorcida, por exemplo, em relação a pobres e negros diferentemente em casos de ricos.

Mas, no campo político, a síntese da experiência do Brasil de 2014 para cá com a ascensão do PT é mais aguçada na contemporaneidade, mas desde que Lula assumiu o Poder em 2003 vive no foco de uma perseguição sem igual. Ricardo Coutinho sabe disso desde 2010.

Mutatis mutandi esta é a realidade proporcional do Governo Ricardo, embora este tenha tido coragem de enfrentar grandes sistemas, a exemplo da Rede Paraíba (Globo) e Correio (Record), com registro de crises permanentes.

SEM SABER OU SEM CORAGEM

Ora, se esta é uma verdade incontestável logo se deduz que os Governos progressistas não sabem conviver com políticas alternativas de comunicação para expor suas realizações e nem conseguem fugir das amarras impostas pela Mídia tradicional – esta exigindo horrores para conviver “em paz”, logo alguns governos parecem não ter coragem do enfrentamento com raras exceções.

O problema da crise política no País e em alguns estados passa exatamente pela interferência da Mídia.

Em Pernambuco, por exemplo, se o Governo do Estado resolver fechar os cofres por alguns meses certamente ameaçaria de fechamento os principais jornais do Estado.

Mas para “viver bem”, o Governo prefere ceder e conviver com a imposição financeira dos veículos.

O TESTEMUNHO DE QUEM SABE

Recentemente, no Seminário PENSE – uma iniciativa louvável – os mestres Franklin Martins e Luiz Nassiff foram diretos ao ponto responsabilizando a mídia pelos graves problemas do País.

Pior é a constatação de que o STF e a Justiça emnsibvirsram reféns. 

LULA FAZ ‘MEA CULPA’

O ex-presidente contou-nos em recente entrevista que errou ao não avançar na Regulação da Mídia – sem afetar a liberdade de expressão, contudo com procedimentos e políticas adotadas nos grandes países impedindo o monopólio de poucas famílias no setor. Este é um dos grandes problemas do Brasil fazendo até os Poderes constituídos , inclusive a Justiça, a serem refém do sistema de Midia condenando inocentes.

Esta, sem dúvidas – repetimos – é uma das principais causas da grave crise política montada pelos grandes veículos contra, Lula , Dilma e o PT.

Daí a demonização da Grande Mídia embalada por setores da classe média em diante odienta em face das políticas de inclusão social dando cidadania aos pobres.

A VISITA DE LULA À PARAIBA

Picuí, no Curimataú , levou uma multidão às ruas da cidade fazendo o mesmo de outros lugares, como João Pessoa e Campina reverenciando a força e respeito a Lula, como nenhum outro Líder Político é capaz de agregar, apesar do massacre da mídia.

Aliás, a Mídia tradicional paraibana quis ignorar a Caravana e como não conseguiu partiu para desqualificar o tamanho da audiência ao ex-presidente , sem igual, embora seja perda de tempo porque não adianta brigar com os fatos : Lula é imbatível conceitual e popularmente diante de todos os outros nomes na lista política do Pais.

Trocando em miúdos, é preciso encarar e ter coragem de fazer o que todos os grandes países já fizeram – respeitar a Mídia e a Liberdade de Expressão mas pondo fim ao monopólio.

A Democracia exige isso.

UMA LEMBRANÇA APENAS

No Governo Antônio Mariz, do qual tive a honra de ser Secretário de Comunicação, havíamos estabelecido com a Casa Civil, o Mestre Ronald Queiroz, o processo de constituição do Conselho Estadual de Comunicação.

Chico Lopes, ex-deputado estadual , bem sabe dos entendimentos para a consolidação da democrarização nos meios de comunicação mas isto morreu com a morte de Mariz.

É a História com H.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo