O Brasil convive com retrocessos de toda a ordem no campo da administração pública com absurdos de toda a espécie afetando a sociedade, agora mirando o Servidor Publico. É a herança do imoral Governo Temer mantido a duras penas pelo Erário e setores da classe política indecente, amoral. Neste contexto, de forma distinta, convive-se também com a realidade do Governo da Paraíba e as consequências da gestão sob a mão de ferro de Ricardo Vieira Coutinho.
Não há nem o que comparar entre as gestões públicas Federal e Estadual porque os indicadores, a conduta das políticas gerais e o saldo entre as duas esferas, proporcionalmente, é distinguir o inferno e o céu, apesar dos limites financeiros em curso.
AS ÚLTIMAS QUEDAS-DE-BRAÇO
Há de se registrar que, nesta semana finda, o Governo Ricardo Coutinho conviveu com diversos enfrentamentos jurídico e político de certa forma com intenção de abatê-lo no equilíbrio financeiro e político distintos. Houve o caso do TJ e mais recentemente do PSDB.
O mais forte caso se esbarrou no Supremo Tribunal Federal, este se manifestando a favor do Governo da Paraíba na ação movida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joás de Brito Pereira, querendo a ferro e fogo sequestrar R$ 54 milhões do erário estadual para pagamento de precatórios.
Data Vênia, ter que admitir a procedência de negociação e/ou solução para processos procedentes não pode significar a valentia de se priorizar ganhos adicionais, mesmo justos, como sempre servindo a poucos, pouquíssimos privilegiados, cujo efeito na prática significaria o descontrole financeiro total do Estado.
O Governo Ricardo (vide Procurador Gilberto Carneiro) ganhou mais esse Round que explicita o zelo pelas contas e responsabilidades públicas numa conjuntura em Grandes estados vivem o Caos pela inexistência do que RC tem de montão, controle e capacidade de gestão.
A REAÇÃO TUCANA E O NOCAUTE
No plano Político, também com foco em desestabilizar o Governo Ricardo, o experiente e líder do PSDB , ex-deputado federal Ruy Carneiro partiu para cima do governo com criticas duríssimas à medida adotada pela gestão estadual de criar nova modalidade de absorção de quadros na Polícia Militar, através de Serviço Voluntário.
Bastou o anúncio para Ruy Carneiro cair de pau acusando o Governo de irresponsabilidade, etc. Jogou duro, pesado na crítica.
Não passou nem 24 Horas para a casa cair. O Secretário Adjunto da SECOM, Sebastião Lucena, descobriu ou relembrou que idêntica medida, sem tirar nem por, tinha sido adotada, tornada sob efeito através de Decreto no Governo Cássio Cunha.
A “lembrança” de Tião Lucena serviu como uma cruzada de direita no fígado tucano deixando-o na lona, nocauteado.
SINTESE DIANTE DO CAOS
Independente de leitura sob filtro ideológico ou político, o fato é que o governo Federal vive o Caos pela conduta aética e comprometidamente desonesta gerando o desmonte de conquistas sociais, enquanto o Governo da Paraíba dá demonstrações claras, insofismáveis de conviver com uma gestão pública austera, mas de resultados reais, positivos. Exemplar.
Mesmo com o mau humor de setores da sociedade, nem dá para comparar a distância pró Paraíba diante do Rio de janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais em crise profunda nunca visto.
Tenho dito.
UMAS & OUTRAS
…Chamou a atenção de Observadores o encontro do presidente do TJ e o senador José Maranhão esta semana em Brasília. Entre tantos efeitos deve arrefecer o pouco ou nenhum relacionamento de Joás Brito Pereira e a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.
…O clima esquentou esta semana com o PC do B querendo a todo custo que o PSDC cedesse vaga para os Vermelhos voltarem a ter representação na Câmara Municipal.
…Injustamente queriam transferir para o vereador João Corujinha responsabilidades que eram e são de seus filiados, a exemplo de Helton Renê que quis porque quis voltar ao PROCON.
…A Direita não se cansa de atos absurdos e irresponsáveis. Nos dois últimos dias fez propagar um áudio apócrifo nas Redes Sociais acusando a Rede Globo de fazer acordo pro Lula para desmontar Temer.
…Pior ver gente conhecida reproduzindo a mentira como verdade.
…Temer não tem espaço para fato positivo porque seu histórico e atitudes desmontam qualquer possibilidade neste sentido, até porque anda.atolado com corrupção comandada por ele, segundo os autos processuais.
…A programação de Lula na Paraíba terá a participação do governador Ricardo Coutinho somente do no campo político, pessoal. Estrutura, zero. Houve roídos nos bastidores.
ULTIMA
“SABE LÁ/ O QUE É NÃO TER/ E TER QUE TER PRÁ DAR…”