Para o grande público, há quase nenhuma diferença entre a existência da coordenação da Bancada Federal agora pelo deputado Wilson Filho e, antes com o deputado Benjamim Maranhão. Aparentemente, a mudança é só de nome e para por aí.
Mas, na essência, esta mudança tem a ver com uma forte e silenciosa queda-de-braço, agora com o Governo Ricardo restabelecendo maioria que antes fora da Oposição liderada pelo senador Cassio Cunha Lima.
HÁ PROBLEMAS
Embora Wilson Filho tenha 9 dos 15 parlamentares, ele tem maioria folgada na Câmara e já protocolou ontem esta condição, mas Benjamim resiste mesmo perdendo a maioria porque o senador Cássio diz que é preciso ter maioria também no Senado – o que WF não tem.
Na prática, há uma crise diante dá nova realidade na Bancada.
EFEITOS NA PRÁTICA
Com Benjamim Maranhão no comando da Bancada simples de 2016 para 2017 em curso, o Governo perdeu a sua parte de emenda de bancada reduzindo em Milhões os cofres do estado.
Antes de Benjamim, o Governo do Estado tinha sua Emenda (uma grande obra geralmente), da mesma forma João Pessoa e Campina Grande. No exercício em curso, a Oposição extinguiu a emenda do Estado.
Com o novo cenário, o Governo Ricardo reestabelece maioria é a Emenda permitindo que em 2018 ainda possa fazer mais obras de impacto no ano da eleição.
FALTA O SENADO
Agora, resta saber quem representará o Senado Federal. Cássio e Maranhão são maioria.
O MÉRITO DE WF
Ninguém pode ignorar a habilidade de bastidores do deputado federal Wilson Filho, porque liderar entre 12 parlamentares experientes precisa saber ter desempenho e articulação.
E isto demonstrou ter.
UMAS & OUTRAS
…A presença do prefeito Luciano Cartaxo em.Brasilia foi também no campo da articulação politica para 2018.
…Definitivamente, Edivaldo Rosas disputará uma vaga na Assembleia Legislativa. Fechou com Gervásio Maia para deputado federal.
…Muito pranto na despedida de Jota Júnior.
…O Vereador Eduardo Carneiro coordenou sessão especial sobre o Centro Histórico. Faltou convidar os principais atores econômicos do CH.