Há que se registrar todo esforço político do Governo do Estado e da Bancada Federal para construir o ramal da Transposição pelo Rio Piancó, embora do ponto – de – vista de urgência histórica quem mais precisa de água ao longo dos anos é o velho Curimataú.
De sorte que vão querer apontar ainda o Cariri – também região muito afetada pela estiagem, mas pelas terras de Flávio José, Pinto de Monteiro e Marcolino já se tem água em abundância.
Barra pesada mesmo está na parte de cima, de Soledade a Barra de Santa Rosa onde àgua é símbolo de ficção.
TRANSPARAIBA RESOLVE
Outro dia fiquei sabendo de projeto do Governo do Estado a contemplar e resolver esta necessidade histórica.
Trata-se do TRANSPARAIBA, projeto que leva água de Boqueirão através de Adutora lá para cima além da Serra dá Borborema transformando a engenharia em espetáculo de nutrir e manter vidas ávidas pela sobrevivência – onde a água é tudo.
Este é o tipo de projeto que não pode ser afetado pelas diferenças políticas, pelas intrigas de grupos e interesses, posto que se traduz numa necessidade acima das querelas partidárias.
O Governo e o governador Ricardo Coutinho estão com este desafio histórico há anos reclamado, reivindicado pelos paraibanos do Curimataú agora para fazer valer além das promessas.
Diante da urgência e necessidade a Bancada Federal precisa dizer-se a favor pelo bem maior da carência do Curimataú.
Agora, ninguém duvide que o governador Ricardo Coutinho não sossegará enquanto não realizar tamanho sonho.
