BLOCO DOS MASCARADOS E A FOLIA

{arquivo}

            Estamos em período de momo. O Carnaval que permite liberar comportamentos extravagantes em nome de uma fantasia, a grande festa marcada por excessos de comer, beber, celebrar e buscar incessantes prazeres, até o uso de drogas e sexo e muito mais. Após o Carnaval vem a quarta-feira de cinzas, e a quaresma (um período que se daria em jejum com abstinência do alimento de carnes animais), findando o calendário da igreja católica com a celebração da páscoa. Desde a antiguidade é o Carnaval caracterizado por atividade temporária de liberdade, quando as restrições morais são relaxadas, um rei é eleito e a folia simboliza toda a alegria.


Atualmente o grande evento atraiu nova proposta de negócio turístico, aqui no Brasil a partir do Rio de Janeiro e São Paulo com os desfiles e estruturas das escolas de samba, na Bahia, Recife e Fortaleza ganhando força com blocos e trios elétricos e grandes shows, patrocínio e investimento privado e do governo e tudo o mais. João Pessoa com maior prévia carnavalesca do país e Recife, com o Galo da Madrugada, certificado no Guiness Book como o maior bloco de Carnaval do mundo.


Por um lado o esplendor, a purpurina, confete, serpentinas; por outro o contraste de uma festa que oferece violência, risco com aumento do número de acidentes e mortes. Embora as nobres conquistas das ciências da alma envidando esforços para oferecer excelente contribuição para o reequilíbrio dos portadores de distúrbios comportamentais e psicóticos mais profundos, o homem está ainda mergulhado no poço dos transtornos e distonias que avolumam estatísticas jamais igualadas. Na ignorância de si mesmo, dos potenciais incomparáveis de bênçãos de que é portador, ainda não consegue enxergar e encorajar com tarefas de autoconquista da felicidade e paz interior. E sofre até movimentar-se através de realizações edificantes, descobrindo-se passo a passo, até reconhecer propostas de valor e paisagens de uma visão global muito mais sublime.


Especialistas em saúde mental – psicólogos, psicanalistas, neurologistas, psiquiatras, vem através de estudos de terapêuticas valiosas buscando minimizar o conflito social que assola a Terra. O trabalho de amenizar as aflições e sofrimento humano. O esforço em superar anseios-impulsos do poder e do prazer elencados, segundo a mentora espiritual Joanna D´ Angelis através da psicografia do médium baiano Divaldo Pereira Franco, relata passo-a-passo mesmo disfarçado através de outras máscaras como a posse – para mais prazer, a renúncia aparente – como forma de prazer, acúmulo de coisas – para desfrutar prazer, a solidariedade externa – exacerbação do prazer, contínuas experiências sexuais – prazer exorbitante. O caminho de superação do EGO abre espaço para mais elevadas expressões enriquecendo o ser humano e retirando-lhe as algemas do primitivismo. A libertação do EGO. Outra terapia, contra o Egoísmo, que conspira contra a caridade, vai desenvolver sentimentos de fraternidade e de justiça entre os homens como ferramenta única na vida para ofertar com eficiência a proposta do amor e da paz.


Os transtornos são inúmeros, desde a esquizofrenia, depressão, pânico, fobias, medo, insatisfação, ciúme, sociopatia, ódio, rancor, resentimento, solidão, superpersonalidades, entre muito outros problemas na busca do Self, o poder interior que edifica a paz de si mesmo.
No período de escassez econômica, por exemplo, em que atravessa o país, de desesperança com relação aos valores sociais do cotidiano, eis o Carnaval como válvula de escape, pontuando como oportunidade de fuga, de aliviar a tensão sob o estresse coletivo. É aí que se mascara a verdadeira felicidade para marcar passo em meio à folia. É justamente aí que nasce a proposta de educação mental, de inserção de propósitos e ações positivas, alegria, felicidade e paz. Uma proposta de nova consciência. Muita atenção com esse bloco de mascarados de felicidade e a folia…

Gil Sabino é jornalista e gestor de marketing. g.sabino@uol.com.br


 

Escrito por: Gil Sabino

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo