Piollin, 40 anos; o teatro na terra de Paulo Pontes

Merece mais do que registro, o reconhecimento geral, além do número redondo 40 anos, da mais bem sucedida companhia de Teatro e entretenimento continuado dos últimos tempos na Paraíba, a partir de João Pessoa, sob a marca de Piollin com base física por entre a mata vizinha à Bica, famoso Parque Arruda Câmara.

Esta fase de celebração remete ao tempo necessário de reflexão pelo ótimo momento em que uma leva de altíssimo nível da Paraíba tomou conta da cena global com “Velho Chico” – exatamente esta terra de Paulo Pontes, Tarcísio Pereira – agora seguindo o caminho da angústia de Augusto dos Anjos, Paulo Vieira, Fernando Teixeira, Alarico Correia Neto, só para lembrar os homens de texto teatral.

Piollin é sinônimo de projeto arrojado, consolidado e abrangente traduzindo o êxito de uma ação típica de Terceiro Setor. Faz arte e cultura com nível de gestão e de concepção diferenciada como projeto top, agora com sua gente também tomada de ações no campo áudio visual.

LUIZ CARLOS VASCONCELOS

Se não falho a memória, o Piollin tem raiz no talento e inquietude do ator reverenciado Luiz Carlos Vasconcelos desde que com o Palhaço Xuxu – ele e Ieda (alô alô Laranjeiras) – resolveram encampar a arte circense.

Até que, por obra nem só do acaso, mas da afinidade cultural e humana, eis que Luiz “casa” – no bom sentido, Major – com a empatia dos Lira, atores e atrizes de Cajazeiras, mas que “foram comendo pela beirada da Torre” chegando onde eles chegaram por mérito pessoal e consciência coletiva.

Mas, como a história conta, eis que a marca Piollin acabou se adequando ao projeto de produção e depois formação mais abrangente como hoje é e está esta extraordinária marca.

E trouxe consigo grandes espetáculos, a partir de “Vau da Sarapalha”.

EM TEMPO

Sei ser merecedor e justo o tudo em torno de Nanego e Soia Lira mas, na questão de dedicação e empenho exagerado ao Piollin, isto precisa ser reconhecido na figura de Buda Lira – ele, que achando tudo isso pouco agora faz sucesso como ator de filme premiado ao lado de Sônia Braga e seu Aquarius.

UM FATO ESPECIAL

Em 1995, estava Secretário de Comunicação do Governo M ariz, quando Buda me procurou e fui dai então o gestor de entendimentos com o governador Antônio Mariz e o Secretário de Agricultura, Marcondes Gadelha, para ceder toda a área onde está o Piollin com esse objetivo sócio – educativo, como de efetivou.

Como Mariz faz falta!

SÍNTESE

Como há tempo para tudo, vamos reconhecer e parabenizar essa gente capaz e de talento, já há algum tempo com mais colaboradores de primeira.

Viva o Piollin!
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo