O futuro de Gervasio Filho a partir da ascensão na Presidência na Assembléia

Em termos de cronologia é apenas uma questão de tempo para a Paraiba conviver com o deputado estadual Gervásio Maia na condição de presidente da Assembléia Legislativa a partir de Fevereiro de 2017 até mesmo mês de 2019. O mandato é de dois anos, mas o significado pode ser maior ou menor no inconsciente coletivo a partir de sua performance. Tudo dependerá dele.

Gervasio Maia chegará ao poder máximo do Legislativo estadual com idade média relativa porque não é fácil ascender à presidência com os anos acumulados em sua vida.

Em termos de conjuntura histórica, da fase temporal mesmo, diferentemente da época do pai, homônimo e homem diferenciado e de pulso forte à fase do Governo Burity, Gervásio Maia Filho chega ao auge representativo num momento em que a Classe Política vive um de seus piores conceitos de todos os tempos. Vive na lona, como se diz lá na Torre, para lembrar a cena do ringue.

O PROJETO MAIOR

Filho de Pai com história reconhecida, neto do  ex-governador João Agripino, do tio primo Antônio Mariz, sobrinho do ex-deputado federal João Agripino Neto, primo do Procurador Geral da República, Luciano Mariz Maia, sobrinho da Procuradora Lourdes Maia, do ex-conselheiro do TCE, José Mariz, e filho de um mãe exemplar, o futuro presidente da Assembléia Legislativa da Paraiba tem na Ética,  gestão e inovação os maiores dos desafios.

Precisará ser referência nesta fase de declínio ético dos Políticos, terá de saber conduzir uma gestão de resultados nos vários niveis precisando conviver em sintonia com as exigências da sociedade, por fim tendo a oportunidade de consolidar um perfil inovador, mas austero para os tempos de hoje.

Deste saldo, ainda dependendo de muitos outros fatores, poderá até ser candidato a governador do Estado com chances de vitória.

OS GRILOS DE SEMPRE

Ele já sabe de cor e salteado que a barra anda pesada e os recursos escassos como água no interior do Estado. Pelas contas projetadas terá menos recursos que antes, algo que preocupa porque as despesas são como unha, dizem os filósofos do bairro da Torre: você corta e ela não para de crescer nunca.

Gervasio herdará de Adriano Galdino uma gestão sem graves problemas, mas cheia de apertos com seus Pares invariavelmente com demandas incontáveis, como se fossem gula sem fim. Mas, para chegar ao topo, precisará saber dizer Não.

De cara, Gervásio Maia tem um abacaxi para descascar: a permanência ou saída do prédio da Praça João Pessoa onde estão os demais Poderes. Trata-se de matéria quente porque a Casa ficou pequena para a demanda, daí a tentativa de se levar a Assembléia para outro lugar – agora no antigo Paraiban, antes no Altiplano. Só que isto implica em impacto ruim na desocupação do Centro Histórico.

Há outros fatores, mas não é fácil ser responsável por desabitar o Centro Histórico, ainda ávido por ocupação inteligente e econômica. A saída da Assembléia de lá significará enterrar um fomentador, exceto haja ocupação maior ou tanto quanto hoje.

SÍNTESE

A gestão de Gervásio Maia pode ser a sua ascensão no time principal da Política dependendo muito dele e do governador Ricardo Coutinho podendo até chegar ao Palácio da Redenção, algo nada fácil mas não impossível.

Do contrário, se optar pelo mesmismo, pode ser reeleito com folga e, no máximo,construir a condição futura d deputado federal-também difícil, mas possível.

UMAS & OUTRAS

…O Ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rego Filho, foi seguro ao afirmar que ação da Policia Federal fazendo buscas em sua casa foi protocolar, servirá para ele provar sua postura sem problema algum quando de suas funções como presidente da CCJ da CPI da Petrobras.

…Em tempo: ainda voltaremos ao tema, mas a versão 2016 do Festival Internacional de Música Clássica em João Pessoa provou que continuamos tendo referência especial na música erudita.

…A partir do prefeito Luciano Cartaxo, do presidente da FUNJOPE, Maurício Burity, e do maestro Laercio Diniz -o Festival Internacional celebrou nova fase. 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo