BRASÍLIA – De longe, distante da afetação emocional da aldeia, é possível identificar os fatos, seus personagens e desdobramentos. É o que se vislumbra da atual fase da disputa pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa, depois que o vereador Marcos Vinicius conseguiu a maioria dos votos.
Desde quando ele consolidou este estágio de referência majoritária percebe-se uma tentativa de “onda” querendo “queimar o filme” de Marcos Vinicius querendo atribuir valores incapazes de pegar nele porque, no frigir dos ovos, a maioria é fruto de sua história, de sua habilidade e de seu ótimo relacionamento com o prefeito Luciano Cartaxo. Ele é da Bancada situacionista, como de sorte o é Durval Ferreira, agora sem a lista da maioria.
UM HISTÓRICO ASCENDENTE
Marcos Vinicius chegou a este estágio alinhando – se às novas tendências, Gerações – incluindo outras experientes – porque abriga os novos ventos sem atacar nem desmerecer seu principal competidor, Durval Ferreira, que tem seus méritos pessoais, mas foi abatido pela exaustão.
A rigor, Marcos já tem mandatos em sequência com nível para ser presidente da Casa, inclusive há anos atrás. Foi preterido, mas soube apoiar Durval Ferreira às vezes passadas sem criar nenhum problema porque à época o tempo era pró-Durval. Da vez atual, existe uma tendência invertida pró Marcos por ser também da Base aliada de Luciano, além dele ter credibilidade, confiança e compor mais adequadamente agora o manequim da época.
LUCIANO ATÉ NO PT
Hoje é fácil defender Luciano Cartaxo com seus novos avanços e conquistas. Mas, Marcos fez esta opção sendo do PSDB e tendo o prefeito no PT ainda sem domínio de máquina, Estrutura e realidade POLÍTICO – partidária como agora.
Dito isto, não vinga querer duvidar da amizade que Marcos tem com Hervázio e Edmilson Soares e tantos aliados de Ricardo Coutinho, aliás com quem ele sabe conviver respeitando as posições distintas. Ele é um dos mais importantes aliados do prefeito.
Marcos se faz tão republicano que tenta atrair os votos do ricardista Tibério Limeira e de Eduardo, mesmo respeitando estarem pró-Durval e nem por isso ele acusa ou se queixa do presidente de ricardista por esta condição.
Em síntese, Marcos Vinicius chegou à condição de condutor da maioria por mérito e porque a nova ordem lhe permite tal conquista dos novos tempos.
A POSIÇÃO DO PREFEITO
Antenado, Luciano Cartaxo tem sabido ter paciência para compreender a disputa e reconhecer quem de fato criou a maioria por seus méritos.
E isto lhe projeta condição de um aliado de primeira hora na presidência da Câmara Municipal.

