Cássio: o maior vencedor em 2016 “dará as cartas” em 2018?

Nem terminou direito o processo eleitoral de 2016 e já se projetam cenários e personalidades na direção de 2018 quando haverá nova disputa geral para Presidente, Governador, Senador, Deputado federal e estadual com efeitos advindos da sucessão municipal apontando o senador Cássio Cunha Lima como principal vencedor do contexto na Paraíba, mesmo sem aparecer em muitos dos Guias Eleitorais.

É fácil de explicar. De todos os lideres politicos do Estado, Cássio consolidou-se como mais importante do ponto-de-vista de influência e resultados a partir do cenário nacional com a condição de Líder do PSDB no Senado acumulando na base estadual o maior número de vitórias nas médias e grandes cidades da Paraiba. Das 10 principais, ele venceu em 8.

EFEITOS A PARTIR DE CAMPINA

Embora não se ignore a existência de fato novo construido com a reeleição de Luciano Cartaxo em João Pessoa, o senador deu demonstração de força a partir de sua terra natal, ao aplicar uma vitória acachapante do prefeito Romero Rodrigues, mesmo este e (o chefe do executivo) tendo mérito pessoal para festejar o resultado.

Ao sair fortalecido de Campina, logo fica mais confortável conviver com a vitória na Capital do Estado, mais Cabedelo, Santa Rita, Patos, Guarabira, Pombal, Cajazeiras, etc deixando-o em situação confortável, se comparando com a cena anterior onde não dispunha dessas bases eleitorais a seu favor.

PROJETO DO SENADO E NÃO DE GOVERNO

Na boca miúda tem-se reproduzido o discurso de que o senador Cássio passará a partir de agora a pavimentar sua candidatura ao Governo do Estado. Não é este o projeto preferido e optado do lider campinense.

Cássio se abrigou melhor no Senado e nesta perspectiva trabalhará para ter sua reeleição diante de uma possibilidade de candidatura ao Senado pelo seu principal adversário, Ricardo Coutinho.

QUEM ENTÃO SERÁ CANDIDATO?

Embora seja cedo conceber como verdade absoluta, o fato é que com esse movimento de Cássio disputando o Senado sobra o Governo para ser disponibilizado ao senador José Maranhão, que sonha em disputar a majoritária em 2018 e, em especial, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

Na primeira hipótese abre-se espaço para Lucélio Cartaxo ser candidato ao Senado e na segunda opção atrair Raimundo Lira, este cortejado por Ricardo Coutinho.

PLANO NACIONAL

Na verdade, o senador Cássio passa a jogar um jogo maior com seu envolvimento com a campanha de Geraldo Alkmin para a Presidência da República depois que o resultado de São Paulo avalizou o governador paulista, mais do que o amigo particular Aécio Neves.

A rigor, distante do debate ideológico ou político em face do posicionamento do senador nos últimos fatos de relevância nacional, entre eles o Impeachment, a realidade mostra que o parlamentar cresceu de estatura, portanto, a esfera estadual ficou pequena diante dos espaços conquistados e do que ainda pode alcançar.

Em sintese, Cássio sai da disputa de 2016 maior do que já era.

ÚLTIMA

“O fole roncou no alto da Serra”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo