Dos partidos considerados tradicionais, de longa influência nos destinos da Paraiba, o PMDB foi o que registrou maior perda de força e espaços mesmo registrando a vitória em João Pessoa com a eleição do deputado federal Manoel Júnior na vice-prefeita.
Até neste contexto de importância indiscutivel, o partido ficou co-adjuvante pois perdeu o protagonismo. Na dimensão negativa só não ganhou do PT – este o grande alvo e principal derrotado no contexto nacional por tudo o que se sabe.
A REALIDADE DA PARAIBA
Os números mostraram que existem dois PMDBs: um, liderado pelo senador José Maranhão com apoio de Manoel Júnior; e um outro composto pelos demais atores do partido nos diversos médios municipios do Estado.
Isto é tão verdade que, conforme as urnas, o PMDB perdeu em Campina Grande, Cabedelo, Patos, Sousa, Guarabira, etc – todos municipios de importância e liderados por gente do quilate do ex-governador Roberto Paulino, deputados federais Veneziano Vital, Hugo Mota, Nabor Wanderley, André Gadelha, etc.
Neste cenário inclua-se de forma diferenciada do senador Raimundo Lira.
OU VAI OU RACHA
Não se sabe quando, mas algum dia de outubro em diante o Diretório Estadual vai sentar à mesa com Manoel Junior e Maranhão felizes com João Pessoa diante de uma agrupamento surrado, choroso porque o partido não soube construir melhor caminho para o conjunto, ao invés do particular.
Esta realidade vai levar alguns dos lideres derrotados a responsabilizar Maranhão por não ter havido uma composição segura com o PSB e o governador Ricardo Coutinho, que, apesar das queixas do senador, a estrutura e aliança poderia ter evitado várias das derrotas.
Na prática, o partido optou pelo PSDB liderado pelo senador Cássio Cunha Lima adversário (ou inimigo?) dos pemedebistas em várias cidades.
É deste caldo que, ou o PMDB se reapruma ou vai implodir – disse-nos um importante lider do partido.
Pelo sim, pelo não é ter que aguardar a próxima e dura reunião.
NOVO MANDATO JOVEM
Nos próximos tempos quem vai ascender de vez na Câmara Federal, agora como titular, é o jovem deputado federal André Amaral Filho. Ele concedeu entrevista ao WSCOM, que diz:
– Somos o mais jovem parlamentar do Estado e isto nos anima a produzir mais projetos e trabalho em favor da juventude, embora estejamos mesmo abertos e disponiveis para defender a socieade paraibana como um todo – frisou.
Para ele, o PMDB nacional está fortalecido mas em nivel estadual precisa refazer estratégias porque saiu arranhado do processo eleitoral recém encerrado.
COM TODO GÁS
O vereador eleito Fernando Milanez Neto já participa dos debates sobre o futuro da Câmara Municipal mesmo sem tomar posse. Ele sabe que a partir de janeiro, se faz importnate conviver com a Mesa Diretora da Câmara Municipal, por isso defende renovação na composição. Ele falou para o WSCOM:
O vereador eleito Fernando Milanez Neto, do PTB, revelou em contato com o Portal WSCOM, que defende renovação no processo de composição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal como fator consequente do processo eleitoral no último domingo, 2, quando 12 novos parlamentares foram eleitos.
Milanez Neto explicou que tem posição definida sobre a renovação da Mesa, não por questões de natureza pessoal com o atual comando, mas em face do aval popular indicando a necessidade de mudanças na Casa.
– Estamos chegando com 12 novos parlamentares, 5 deles com menos de 35 anos, portanto, há uma chamamento da sociedade indicando que quer estender essa renovação para a Mesa Diretora com todo respeito que temos à atual composição – frisou.
Ele afirmou ainda que os 27 vereadores eleitos estão aptos e disponiveis para participar da nova Mesa Diretora, inclusive ele.
ULTIMA
“O olho que existe/ é o que vê…”