Há momentos em que o exame dos fatos, sobretudo dos números frios das estatísticas, precisam ser tratados pelo que são, nem sempre como pretendem setores interessados nos rumos da Paraiba.
Esta é a conclusão diante de novas conclusões de organismos nacionais colocando o Governo do Estado em nivel muito acima da média do Pais.
Aliás, com os novos dados, a Paraiba convive com o terceiro melhor desempenho no Nordeste.
De acordo com novo ranking examinando o nivel de Competitividade dos Estados, através do Centro de Liderança Pública (CLP), ainda em parceria com a Economist Intelligence Unit e Consultoria Tendências, está posto que, no campo da capacidade competitiva levando em conta 65 indicadores, a Paraiba – volto a repetir – convive com o terceiro melhor desempenho no Nordeste. Isto não é fácil de se efetivar porque depende do desempenho nos vários setores.
PIB 4 vezes mais
Já o PNUD – programa de avaliação rigorosa, a Paraiba teve crescimento real nos últimos 3 anos com valores 4 vezes a mais da média nacional.
Este é um saldo muito expessivo porque haviamos recrudescido muito em relação aos vizinhos. Os dados provam realidade.
Em 2015, a PB tirou 89.4. Nos três itens está acima da média nacional.
AINDA A COMPETITIVIDADE
O governador Ricardo Coutinho deve estar sorrindo à toa com os números de seu governo.O estado se destaca em infraestrutura, com nota de 73.9 , numa escala de 0 a 100.
Aliás, registre-se também que a Paraiba mereceu nota maior que a média nacional, em Solidez Fiscal (61.3) e Potencial de Mercado (62.9). No caso deste último ponto vale destacar a queda, que foi de mais de 25 pontos.
EFEITOS PARA DENTRO E FORA
Os dados frios do resultado posto, coloca o governador na escala de executivos muito acima da média nacional, levando-o como consequência ser o mais bem chefe do executivo avaliado do Brasil, conforme o Ibope.
Na prática, RC pontua forte em todo o Estado fazendo-no como mais influente lider politico nos 223 municipios e nome para conquistas de espaço nacional.
Seu maior desafio, contudo, é a disputa este ano em João Pessoa e Campina Grande. Se houver segundo turno, as chances dele vencer passam a ser muito forte.
