Os primeiros debates no decorrer da semana recém finda, o começo do Horário Eleitoral, os números do Ibope e a ocupação das ruas pelas diversas militâncias das diferentes candidaturas marcaram os 7 primeiros dias da campanha.
Este conjunto de fatores e valores serviu para que o eleitorado começasse a conhecer todos os candidatos. A conclusão deste curto tempo é de que o prefeito Luciano Cartaxo saiu em posição privilegiada com os números do Ibope. Não dá para ignorar o cenário diferenciado a seu favor nesse aspecto.
Tem mais: mesmo com o desempenho do PT (Professor Charliton) e do PSOL (Victor Hugo), a primeira semana apresentou a candidata Cida Ramos polarizando efetivamente com Luciano, conforme o Ibope, tanto que não perdeu tempo nos debates para atacar o prefeito.
DEBATES : 3 A 1
Nos dois momentos de enfrentamento na TV Master e TV Arapuan durante a semana ficou também claro o posicionamento de três candidatos de Oposição contra Luciano Cartaxo com todos centrando o foco e as baterias adversas ao candidato do PSD buscando desqualificar sua imagem.0
Foi uma saraivada de questionamentos, como a demora do BRT, 36 ruas calçadas, Nepotismo (41 nomes com seu sobrenome), etc, mas Luciano priorizou “ignorar” e responder com a aprovação popular à sua gestão apontando ações em diversas áreas. Não deu “bolas” às criticas e passou o tempo dizendo que quer avançar.
A síntese da semana é de que o prefeito mantido favorito está no alvo dos três competidores mas, pelos dados existentes, em face também da presença do governador Ricardo Coutinho, o cenário trata de polarização dele com Cida.
Professor Charliton tem crescido em desempenho nos debates mas sem ampliar eleitoralmente ainda por estar enfrentando os efeitos da queimação criada pela Mídia contra o PT.
Neste domingo, de muitas manifestações de rua nos bairros e litoral, ficou evidente que as duas principais candidaturas deram demonstração de maior mobilização e força.
Esta realidade de polarização só tende a aumentar.
Tenho dito.
