{arquivo}
Assistimos ontem, 14.07, no Café da Usina Cultural Energisa, a um momento raro na música popular brasileira. Dois grandes artistas paraibanos, Erick Von Sosthen e Tony Leon, interpretando com voz e violão, repertório de Tom Jobim, Vinicius de Morais e Toquinho; ainda com especial participação de Paulinho Ditarso (tocando um luxuoso pandeiro), outro paraibano arretado que morou na Europa e está de volta, diga-se de passagem, com convite para ir tocar música brasileira nos Estados Unidos.
O espaço cultural Café da Usina completou um ano de existência liderado por outro músico fantástico, Rivaldo Dias, que toca sax à altura dos melhores instrumentistas do mundo. Para usar a palavra da moda, e que Caetano Veloso tornou música, é Foda!
Naquele espaço temos oportunidade de conhecer os mais importantes valores da atual música paraibana, entre um elenco que varia do pop rock ao samba, música instrumental de primeira qualidade, e nomes que passam a revelar com enorme talento na nova cena paraibana como Gabriela Grisi, Gabriela Villar, Tiago Moura, e outros e outros. Por lá assistimos Zé Filho, Nathallie Lima, Val Donato, e um zen outros nomes bacanas.
A proposta de Rivaldo Dias demonstra realizar um projeto consolidado de arte e cultura, reunindo também na programação, saraus – foi lá que conhecemos Lau Siqueira, Edônio Alves, e Aedos. Há também anexo ao Café da Usina, um teatro para quatrocentos lugares, bem equipado com som e iluminação próprios, palco de médio porte e tudo o mais. Uma galeria e um museu. Tudo isso faz parte de um investimento na área cultural preservando o espaço onde funcionou a antiga Saelpa, a companhia de energia do Estado da Paraíba.
É ainda um espaço pouco conhecido, mas que vem preencher com oferta de programação para dialogar com a cidade de maneira exemplar. A Energisa mantém este espaço de relacionamento focando a cultura como outras grandes empresas que diversificam suas imagens públicas através do marketing cultural como Itau, Caixa, BNDES, etc. Essa é uma das formas de interagir das empresas consideradas responsáveis e com aprovação das comunidades onde estão instaladas. Ressaltando a boa imagem e preservando a arte e a cultura.
O nosso projeto AGENDA Viva, de economia criativa cultural, que produz e cria uma grande comunidade consumidora de arte com foco na cena local, com pilares na internet, print, branding, eventos, e projetos especiais; passa também a ter parceria do Café da Usina, para gravação de entrevistas com artistas, escritores, produtores, entre muito outros talentos. Reconhecidamente é com grande honra que o blog parabeniza a ação de Rivaldo Dias, abrindo e contemplando espaço ao artista paraibano como há muito não se via em nosso estado. Estão todos convidados a conhecer o melhor da música e da arte que passa na programação do Café da Usina.
Gil Sabino é jornalista e gestor de marketing. g.sabino@uol.com.br
Escrito por: Gil Sabino
